32 C
Cuiabá
sábado, maio 4, 2024
spot_img

Após troca, Múcio diz que novo comandante do Exército fará “costuras internas”

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, afirmou, nesta segunda-feira (23/1), que será necessário efetuar algumas “costuras internas” após a troca do comando do Exército. O titular da pasta se reuniu esta manhã com o novo comandante da Força, general Tomás Ribeiro Miguel Paiva. O general Júlio César de Arruda foi exonerado do cargo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no último sábado (21). “Foi ótimo, uma conversa demorada. Ele está animado. Ele vai se reunir com os comandados”, afirmou Múcio à imprensa após o café da manhã com o novo comandante. “Ele prometeu servir ao país no comando do Exército. Está entusiasmado. Evidentemente que existem algumas costuras internas para fazer, a coisa foi muito rápida, mas nós tínhamos que fazer o que foi feito”, completou.

MAIS SEIS INQUÉRITOS

A irritação dos militares com Alexandre de Moraes | VEJA

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu o pedido da Procuradoria-geral da República (PGR) e determinou a abertura de mais seis inquéritos sobre os atos terroristas de 8 de janeiro, em Brasília. Nos pedidos, a PGR menciona os crimes de terrorismo, associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, ameaça, perseguição e incitação ao crime.

MILITARES EXONERADOS

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou, nesta segunda-feira (23/1), a lista de militares dispensados de funções ligadas ao Executivo federal. Em nova resolução, quatro oficiais do Exército foram retirados de cargos na Vice-Presidência da República e outro do gabinete oficial da presidência. No total, o presidente dispensou 90 militares do governo — dos quais 39 atuavam no Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República; outros 46, na Coordenação de Administração do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente.

IMPEACHMENT DE MORAES

Alexandre de Moraes: a força do ministro do Supremo - Jornal Contábil -  Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios

Em pouco mais de 20 dias de 2023, militantes bolsonaristas já protocolaram no Senado dois pedidos de impeachment contra o ministro do STF Alexandre de Moraes, um dos principais desafetos de Jair Bolsonaro. O primeiro pedido foi protocolado em 5 de janeiro por seis advogados bolsonaristas. O segundo veio quatro dias depois e é assinado por Robert Petty, que chegou a ser candidato a vereador de Xangri-lá (RS) em 2020, pelo PSD.

INTERVENÇÃO NÃO PROLONGADA

A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), comentou sobre a prorrogação do uso da Força Nacional em Brasília por mais 15 dias. “A prorrogação da Força Nacional é mais um auxílio para nós. Temos a posse dos senadores e deputados federais no dia 1° de fevereiro, então, esse é um planejamento que está sendo executado pelo interventor federal Ricardo Cappelli e que vai acontecer com o auxílio da Força Nacional”, pontuou a governadora interina.

GARIMPO ILEGAL

Antonio Denarium (PP) toma posse como governador de Roraima, em segundo  mandato | Política | Valor Econômico

O governador de Roraima, Antônio Denarium (Progressistas), sancionou em julho do ano passado, uma lei que proibia a destruição do equipamento de garimpos ilegais, apreendidos por órgãos ambientais de fiscalização. No estado de Roraima se concentra a maior parte do território Yanomami, invadido por garimpeiros ilegais em busca de ouro. A lei aprovada pela Assembleia Legislativa de Roraima ainda previa em seu texto proibir órgãos de fiscalização do Estado de acompanhar órgãos federais em ações de destruição e inutilização de bens particulares apreendidos em operações no estado.

DEPOIMENTO SUSPENSO

O depoimento do ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) Anderson Torres à Polícia Federal (PF) foi suspenso, na manhã desta segunda-feira (23/1). Até o horário marcado, a Justiça não havia autorizado a PF a ouvir o ex-ministro. Na semana passada, a defesa de Torres enviou um pedido para que a reunião ocorresse nesta segunda-feira (23/1). No entanto, o ministro Alexandre de Moraes não respondeu a tempo.

 

 

 

 

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS