24 C
Cuiabá
quinta-feira, maio 9, 2024
spot_img

Análise técnica indicará futuro do Mirante de Chapada

Por Khayo Ribeiro, Gazeta Digital

Interditado após ação do Ministério Público de Mato Grosso, Mirante de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá) terá seu futuro decidido após análise técnica, que tem previsão de conclusão para daqui a 6 meses.

Apontamento foi dado pelo prefeito do município, Osmar Froner (MDB), durante entrevista ao programa Roda de Entrevista, no final do mês de abril.

Emedebista apontou alguns dos pontos críticos em torno da liberação do atrativo. Dentre eles está o fato de o Mirante ser alvo de um litígio fundiário há mais de 4 décadas. Porém, há também a interdição por risco de desabamento em vigor desde 2015.

Apesar dos entraves, uma equipe está elaborando o plano de uso do ponto considerado Centro Geodésico da América do Sul, que deverá ficar pronto em até 6 meses. Com a análise técnica, uma audiência será convocada para discutir a possibilidade de construção de um monumento no Mirante.

“Já fez a parte técnica e vamos fazer uma audiência. Acredito que em 6 meses o plano de uso vai indicar o que fazer no mirante, o que se pode ser preservado e construído. E o governador com certeza vai fazer um grande monumento lá”, disse o prefeito.

“Nós estamos preocupados com a parte da intervenção do Ministério Público. Os turistas continuam entrando lá, não podemos fazer nada e o turista não entende porque está daquele jeito, fechado, com erosão”, complementou.

Prefeito apontou que é estudada a possibilidade de realização de uma ação de preservação preventiva durante o próximo período de estiagem. A ideia é mitigar o efeito erosivo da temporada de chuvas do próximo ano, preservando o atrativo.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS