31 C
Cuiabá
quarta-feira, maio 8, 2024
spot_img

Amália assina PEC que proíbe empréstimos do BNDES sem autorização do Congresso

Dívidas de países como Venezuela, Cuba e Moçambique somaram R$ 2 bilhões na gestão petista

Da Redação

A deputada federal Amália Barros (PL-MT) assinou como coautora, nesta quarta-feira, 8, a Proposta de Emenda à Constituição que proíbe que Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) empreste dinheiro e financie obras em outros países sem que haja autorização do Congresso Nacional.

De autoria do deputado Daniel Freitas (PL-SC), a matéria busca evitar outros calotes como os que o Brasil tomou após financiar obras na Venezuela, Cuba, Moçambique e outros países considerados parceiros pelo governo petista – de 2003 a 2016. A sugestão da PEC se deu logo após a sinalização dada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de que o BNDES permanecerá financiando o comércio exterior, incluindo obras em outros países.

“Temos que acabar com essa história de emprestar dinheiro para outros países. Quando a PEC for aprovada, só haverá financiamentos em outros países se o Congresso aprovar, o que traz uma maior garantia sobre os nossos tão suados impostos, bem como uma revisão do que, de fato, é prioridade em investimentos dos recursos nacionais”, criticou a deputada.

“Pelo que estamos observando, já existe previsão de o governo emprestar recursos e financiar obras em países que claramente não honrarão seus compromissos e queremos impedir isso”, finalizou Amália.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS