Alinhamento de planetas poderá ser visto a olho nu no céu do Brasil neste Sábado

Do ponto de vista da Terra, três planetas e a Lua formarão uma linha reta

Por UOL Notícias

O que vai acontecer

Pouco antes do amanhecer, será possível ver Saturno, Marte, Júpiter e o satélite natural alinhados no céu, formação comumente conhecida como “desfile de planetas”. Urano estará entre Marte e Júpiter no momento no alinhamento, mas não será visível a olho nu, de acordo com Rodolfo Langhi, professor da UNESP, em texto publicado no Observatório Didático de Astronomia da Universidade.

O fenômeno poderá ser visto a olho nu nos hemisférios Norte e Sul. O alinhamento é uma ilusão de ótica do ponto de vista da Terra porque, apesar de passarem a impressão de que estão próximos um do outro, os planetas seguem milhares de quilômetros distantes entre si.

Alinhamento representa oportunidades para a astronomia. Além de auxiliar a calibrar instrumentos utilizados por astrônomos, a conjunção dos planetas pode impactar também o trabalho de naves espaciais. De acordo com o site norte-americano Astronomy, a missão Voyager 2, da NASA (Agência Espacial dos EUA), aproveitou um raro alinhamento de quatro planetas no final da década de 1970 para explorar com sucesso o Sistema Solar.

Diferentes fatores são necessários para alinhar os planetas. Cada um deles tem sua própria velocidade de translação e distância em relação ao Sol. Por causa disso, alinhamentos com quatro planetas, como o que poderá ser visto no sábado, são considerados raros.

O fenômeno depende da translação de cada planeta envolvido. De acordo com a NASA, o intervalo depende do tempo em que cada planeta leva para completar uma volta ao Sol —a Terra, por exemplo, precisa de 365 dias para fazer esse movimento.

Como observar o alinhamento

Procure um local com céu limpo e antes do nascer do sol. A melhor forma de ver os planetas alinhados é virando-se para a direção leste (onde nasce o Sol), sem obstáculos no horizonte. Aplicativos como Sky Tonight e Stellarium, utilizados para a visualização de estrelas, podem auxiliar a acompanhar o alinhamento, identificando os corpos celestes.

Para ter a visão mais nítida, é possível usar equipamentos especiais. Segundo Langhi, a observação do alinhamento de todos os astros juntos pode ser feita a olho nu, “pois eles estão espalhados no céu em um campo de visão bem amplo”. Porém o especialista dá uma dica: “se você tiver um binóculo ou telescópio, basta apontar para cada astro separadamente para visualizá-lo com ampliação”.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Sair da versão mobile