19 C
Cuiabá
terça-feira, maio 21, 2024
spot_img

AACCMT celebra 25 anos de dedicação ao cuidado de crianças e adolescentes com câncer

A instituição hospeda gratuitamente crianças e adolescente com câncer e um acompanhante

Vanessa Alves

A Associação de Apoio a Crianças com Câncer e seus Familiares (AACCMT) está completando 25 anos de fundação,  com mais de 700 crianças e adolescentes atendidas pela instituição. A cerimônia de aniversário aconteceu na terça-feira (30), onde foi apresentado também o lançamento na nova sede da entidade, que será construída em Cuiabá.

A instituição abriga gratuitamente crianças e adolescente com câncer, sempre com um acompanhante. Entre os atendidos pela AACCMT estão pacientes que residem no interior de Mato Grosso e também de outros estados, de áreas indígenas e até de outros países, que necessitam ficar em tratamento em centros especializados de oncologia pediátrica em Cuiabá.

Vice-presidente e fundador da AACCMT Benildes Aureliano Firmo celebra a ocasião (Foto: Tchélo Figueiredo)
Conforme último levantamento da diretoria, já foram atendidos pela AACCMT aproximadamente 700 crianças e adolescentes. Atualmente, o número de assistidos é de 462.
A Associação tem espaços de recreação para as crianças e adolescentes (Foto: Tchélo Figueiredo)
A celebração dos 25 anos,  reuniu assistidos, integrantes da diretoria, conselho fiscal, associados, voluntários e equipe responsável pelo atendimento diário. Na oportunidade, foi lançada a campanha “25 anos cuidando – para que toda criança acredite nos próximos 25”, em alusão ao aniversário. A campanha foi criada pela agência ZF Comunicação, de forma voluntária por apoiarem a causa.
O lúdico está presente no atendimento aos moradores temporários da casa (Foto: Tchélo Figueiredo)

Conforme o vice-presidente da instituição, Benildes Firmo, a missão da instituição é apoiar e acolher as crianças e adolescentes que necessitam de auxílio, para seguir no tratamento contra o câncer.

“São 25 anos de luta da AACCMT. Deus nos tem dado graça, força, para que essa casa tem chegado aos 25, e esperamos que ela, considere, dez vezes mais, dos 25 anos, porque a nossa missão é atender as crianças e adolescente com câncer. Então a nossa missão é acolher, e dar todo o apoio necessário, para que elas possam lutar contra essa patologia tão terrível que é o câncer”, afirmou Firmo.

“A nossa missão, para os próximos anos, e de todos que virão, é para que nós possamos existir para que essas crianças tenham possibilidade, condições de vir à Cuiabá, passar pelos procedimentos hospitalares, procedimento médico, e ter um apoio, uma casa, um segundo lar, para que elas possam aqui ficar e retornar para suas casas quando elas receberem o diagnóstico de cura”, concluiu.

Histórias de emoção 

Com a filha de três anos nos braços, Marcos Fernandes, conta um pouco de sua história e sua passagem pelo AACCMT. Aos 16 anos, descobriu a leucemia, vindo de uma cidade pequena, na zona rural do município de Porto Esperidião, Vila Cardoso, chegou à Cuiabá sem conhecer ninguém apenas com a mãe de acompanhante. No Hospital do Câncer de Mato Grosso recebeu informações sobre Associação, onde poderia ficar até concluir o tratamento. Foram 11 anos na luta contra a doença, até que em 2021, Marcos recebeu o diagnóstico da cura da doença.

Marcos Fernandes foi atendido na AACCMT quando tinha 16 anos (Foto: Tchélo Figueiredo)

“A AACCMT, além de ser um amparo social, é um amparo emocional, porque tem muitas pessoas que ajudam nos ajudam em tudo que precisamos. Então foi algo muito importante para minha história, para minha vida, foi a minha passagem e o amparo que recebi da AACCMT”, conta Marcos.

Marinalva Pereira dos Santos, mãe de Uender Henrique Castro, de 13 anos, chegou a AACCMT em 2018. Vinda de Nova Mutum, conta a a Associação a recebeu de braços abertos e que, se não fosse pela casa não saberia como enfrentar a doença do filho. Deixou os outros três filhos no interior e veio sozinha para Cuiabá, sem ao menos conhecer a cidade, em busca do tratamento para o filho caçula, que na época tinha 7 anos, com um tipo de câncer raro na cabeça.

“Aqui na AACCMT nós somos uma família, é um apoio que temos aqui, se não fosse a instituição não sei o que seria da gente. Às vezes chegamos tristes do hospital, porque não é fácil, e aqui recebemos o apoio que precisamos, para conversar, para enfrentar tudo isso”, conta Marinalva emocionada.

Ela reforça a importância das doações para a manutenção da instituição. “Para aquelas pessoas que tem condições de ajudar a AACCMT, ajudem. Sozinha, a Associação não tem condições de ajudar tanta criança, porque não é só o Uender que está aqui, são dezenas de crianças e seus familiares que precisam”, concluiu.

(Foto: Tchélo Figueiredo)

Nova sede

A atual sede está localizado no bairro Alvorada, na capital, e conta com quartos, sala de recreação e refeitório. Todas as despesas da instituição, como água, luz, telefone, alimentação, produtos de higiene, capacitação de voluntários e funcionários são custeadas por meio de doações, projetos, eventos e campanhas.

A nova sede funcionará no bairro Centro América. O novo espaço contribuirá para a ampliação no atendimento. As obras devem ser iniciadas no próximo mês. O projeto está avaliado em R$ 8 milhões. A Associação espera doações para a realização da obra.

“Esse projeto é um sonho de 25 anos. As instalações de hoje são insuficientes. Muitas crianças e adolescente precisando ser atendidas. O espaço temos atualmente é pequeno e não tem como expandir, então houve a necessidade de ampliar”, afirma Benildes Firmo.

Doações

Todas as despesas da instituição, como água, luz, telefone, alimentação, produtos de higiene, capacitação de voluntários e funcionários são custeadas por meio de doações, projetos, eventos e campanhas. As doações podem ser feitas pelo telefone: (65) 3025-0800.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS