A Vila é muito mais que Bela

Primeira capital, ruínas históricas e belas paisagens, Vila Bela da Santíssima Trindade não é só uma cidade antiga, é um tesouro nacional

Vanessa Moreno

Nas terras banhadas pelas águas do rio Guaporé, na divisa entre Mato Grosso e Bolívia, um local de belezas naturais e históricas: Vila Bela da Santíssima Trindade. Na cidade mais negra de Mato Grosso, escravos foram deixados à própria sorte e com eles ficaram enraizados conhecimentos, tradições, culturas e muita potência.

Vila Bela, no imaginário popular, é apenas a primeira capital de Mato Grosso. Na realidade, é um tesouro infindável, onde história, cultura e natureza se complementam.

Vila Bela da Santíssima Trindade, a primeira capital de Mato Grosso, é uma cidade cheia de história e cultura (Foto: Reprodução)

Fundada em 19 de março de 1752, pelo capitão Dom Antônio Rolim de Moura, Vila Bela da Santíssima Trindade foi a primeira capital de Mato Grosso, na época, Capitania de Mato Grosso, palco dos primeiros capítulos da nossa história. Hoje, com 272 anos, a cidade ainda celebra sua rica cultura com a tradicional festa em louvação ao Divino Espírito Santo e ao Glorioso São Benedito, tradição mantida há mais de dois séculos. Os rituais africanos retratando a guerra com o Rei do Congo pela mão da princesa e a dança do Chorado, na qual mulheres equilibram garrafas de canjinjin, um licor ancestral, enquanto clamam pela liberdade de seus entes queridos, ainda permanecem.

O mesmo canjinjin que comtempla a dança continua sendo feito à base de aguardente, mel de abelha, gengibre, cravo, canela, erva-doce, raízes e outros “ingredientes secretos”.

As ruínas da antiga Igreja da Matriz ainda estão no meio da cidade, testemunhando o passado com suas pedras canga e adobe à mostra. O antigo Palácio dos Capitães Generais ainda permanece de pé, é a construção mais antiga de Vila Bela e hoje abriga um museu que preserva a história da região. Além disso, sítios arqueológicos revelam uma vida secular.

Caminhar por Vila Bela é andar em meio à história, onde aqueles escravos outrora abandonados se tornaram protagonistas.

O guia de turismo Alcindo Crespo é um gaurdião dos segredos de Vila Bela e um defensor do turismo local e do desenvolvimento da região (Foto: Arquivo Pessoal)

A cidade não é apenas um museu a céu aberto; é um santuário natural abençoado por três biomas: o Cerrado, a Amazônia e o Pantanal. Ao lado do Parque Estadual Serra de Ricardo Franco, ela oferece uma diversidade de cachoeiras, rios de águas cristalinas, cânions e trilhas, que atraem aventureiros em busca do ecoturismo.

Nascido e criado neste cenário, Alcindo Crespo Chaves é guia de turismo local e muito mais que isso, é um guardião dos segredos e encantos que Vila Bela tem a oferecer. Descendente direto da Rainha Tereza de Benguela, uma heroína que liderou o Quilombo do Quariterê, maior quilombo de Mato Grosso no século XVIII, Alcindo compartilha suas experiências e também a herança cultural e histórica que marca cada pedaço desta terra.

Nesta entrevista, Alcindo revela destinos imperdíveis para quem visita Vila Bela da Santíssima Trindade pela primeira vez, os desafios e potenciais do turismo local. Para ele, cada cachoeira ou trilha tem sua própria magia, que encanta os visitantes que, depois que conhecem, sentem desejo de retornar.

Dentre os destinos mais populares, Alcindo destaca os cânions e a cachoeira do Jatobá, a mais alta de Mato Grosso e quarta mais alta do Brasil, a cachoeira dos Namorados e a cachoeira do Capivari. No entanto, sua paixão pela cidade vai além das paisagens; está também no desejo de ver a cidade se desenvolver economicamente e de ter suas riquezas naturais e culturais preservadas.

Confira trechos da entrevista:

RDM Online: Há quanto tempo trabalha como guia de turismo? Por que escolheu essa profissão?

Alcindo Crespo Chaves: Trabalho como guia de turismo local desde 2010, quando tive a oportunidade de retornar pra Vila Bela. A ideia era trabalhar só na área da segurança do trabalho, mas isso não fluiu. Hoje minha renda vem diretamente do turismo.

RDM Online: Como você descreveria as principais atrações turísticas de Vila Bela da Santíssima Trindade para quem visita a cidade pela primeira vez?

Alcindo Crespo Chaves: São únicas, costumo dizer que as belezas naturais de Vila Bela da Santíssima Trindade têm uma magia que encanta todos que aqui vêm. O mais interessante é que quem vem costuma voltar várias vezes. Isso nos deixa muito felizes.

RDM Online: Quais são os pontos turísticos mais populares entre os visitantes e por que eles são tão atrativos?

Alcindo Crespo Chaves: Qualquer roteiro e show aqui, mas os atrativos que não podem ficar de fora são: cânions do Jatobá, cachoeira dos Namorados, cachoeira do Jatobá, cachoeira do Capivari, cachoeira do Funil, vale das Cachoeiras e trilha das Andorinhas.

RDM Online: Como você vê o papel do turismo no desenvolvimento econômico e social de Vila Bela da Santíssima Trindade?

Alcindo Crespo Chaves: Vejo que o turismo tem tudo pra ser a primeira economia da nossa região, mas esperamos que o poder público estadual e municipal faça sua parte, pois a população já vem fazendo a sua parte.

RDM Online: Quais são os principais desafios enfrentados pela indústria do turismo na cidade e como você acredita que eles podem ser superados?

Alcindo Crespo Chaves: Infelizmente a legalização do Parque Estadual Serra Ricardo Franco. O mesmo foi criado em 1997 e só agora que o plano de manejo foi homologado, isso faz com que o setor do turismo fique travado.

Desde 2010, Alcindo trabalha apresentando Vila Bela da Santíssima Trindade para turistas que visitam a região (Foto: Arquivo Pessoal)

RDM Online: Qual é a importância da preservação ambiental para o turismo sustentável em Vila Bela da Santíssima Trindade?

Alcindo Crespo Chaves: A preservação ambiental precisa estar lado a lado com o turismo, não existe turismo sem preservação.

RDM Online: Que tipos de atividades ou experiências você acredita que faltam em Vila Bela para diversificar o turismo na cidade?

Alcindo Crespo Chaves: Como guia local que sou, vejo que única coisa que falta é linha de crédito para a comunidade vilabelense. Dessa forma teremos condições de trabalhar nossos espaços para melhor atender os turistas. Temos história, cultura, tradição e belezas naturais, só nos falta um espaço adequado para apresentar tudo que temos.

RDM Online: Como você descreveria a infraestrutura turística de Vila Bela? Existem planos para melhorias nesse sentido?

Alcindo Crespo Chaves: Com muita lentidão isso vem acontecendo. No dia 14 de março de 2024 foi inaugurado o Hotel da Vila, com mais de 50 leitos, já está trazendo ótimo resultado. Sabemos que nossa infraestrutura precisa melhorar muito, mas sempre falo que as nossas belezas naturais compensam o esforço.

RDM Online: Que conselhos você daria aos turistas que desejam visitar Vila Bela da Santíssima Trindade para aproveitar ao máximo sua estadia na cidade?

Alcindo Crespo Chaves: Vila Bela da Santíssima Trindade é um destino especial. Para quem gosta de trekking, conexão com a natureza, aventuras, este é o seu lugar. Também para quem gosta de emergir na cultura e história de mais de 200 anos, só vem!

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Sair da versão mobile