19 C
Cuiabá
segunda-feira, maio 20, 2024
spot_img

A PODA E A SUA IMPORTÂNCIA

Por Ademir Galitzki

Como é bom entrar em um pomar bem cuidado, com uma beleza e com frutíferas suculentas e bem nutritivas.  O importante é ter frutos sadios, mas para que seja alcançado esse objetivo, temos um longo e árduo caminho a percorrer. O que devemos analisar em primeiro lugar é superar o medo que existe em pessoas de fazer a poda em árvores. Lembro-me bem quando eu era criança, juntamente com meus pais e irmãos morávamos em uma fazenda, na qual o meu pai era administrador. Vou contar um pouco da nossa história nessa fazenda, pois lá trabalhamos na roça por longos anos.

Nosso trabalho no campo era na formação, cuidado e colheita dos cafezais, nós cuidávamos de 10 a 12 mil pés de café, com meu pai sempre fazendo a poda do café. Com certeza sempre dava uma boa colheita no final de um ciclo. Através da poda, temos uma produtividade maior, com uma safra com mais frutos, e de melhor qualidade, fazendo equilibrar o vigor vegetativo, sendo frutos cada vez mais suculentos, doces e sadios. Outro fator que se beneficia com a poda em frutíferas é a melhor ventilação proporcionada por essa prática, além de facilitar a penetração do sol no interior da planta, com isso, eliminado o famoso abafamento que ocorre entre as plantas, também evita que nas árvores surjam mofo, fungos e várias bactérias que causam doenças nas plantas.

As podas geralmente são feitas no inverno, logo após serem colhidos os frutos daquele ciclo. Esse período é propício, já que as árvores não estão em fase de produção das folhas, flores e frutos. Ela ainda se encontra no processo de dormência, não causando qualquer tipo dano para as plantas. A poda tem seus benefícios para a planta, fortalecendo a regeneração, trazendo robustez, vitalidade e longevidade às plantas.

Existem quatro tipos de poda: 1- Poda de formação, 2- Poda de frutificação, 3- Poda de limpeza, e a 4- Poda de manutenção.

É recomendado afastar a planta por alguns metros, deixa a sua frutíferas em um formato de taça e não em formato de poste, assim ela um fica mais arejada com bastante sol em seu interior. Para a poda de frutificação, sempre retire os galhos indesejados, que estejam para dentro do pé ou apontado para cima. Já na poda de limpeza, são retirados os galhos velhos, secos e tortos, pois estão saindo demasiado para fora da planta. Os galhos secos acabam retirando toda a força de um galho produtivo, mas com a poda, pode se retirar em 20 a 30% de galhos impróprio numa árvore. Procure sempre deixar aqueles galhos mais verdes tendo vidas.

A poda de limpeza deve ser feita a cada 04 ou 05 semanas, com isso, você pode ter árvores produzindo até 60 anos de idade, se for bem adubada e tendo todos os cuidados necessários em relação aos fungos e bactéria.

Existem algumas cidades brasileiras que é proibido pintar troncos de arvores. Tendo regulamentação da secretaria do meio ambiente do município. As árvores frutíferas estão com o caule todo manchado de branco, muitas vezes acumulando bactérias e ocultando algum tipo de doença. Por isso, pegue um pouco de água sanitária, água e uma escova, e dê uma boa esfregada no caule, para que se retire os fungos e bactérias da árvore.

Na poda não faça o uso de facão, foice ou faca. Use ferramentas adequadas e esterilizadas como:cerrotes e alicates específicos para poda. É recomendado sempre fazer corte em diagonal e, após estes cortes e hematomas causadas por eles, aplique produtos em pó ou tinta à base de látex, podendo também aplicar graxa com cola de madeira e até gengibre.

Em qualquer árvore sempre, sempre surgirá um processo de renovação, produzindo galhos mais sadios e frutos mais vigorosos. Por favor, não faça como muitos, não tenha o costume de sair varrendo tudo quanto folha que encontra pela frente em um quintal. Literalmente, um quintal totalmente varrido fica sem vida, pois um quintal com muitas folhas e cinzas, se torna um quintal mais próspero e mais reativo para o crescimento das árvores.

Você, amigo leitor, já viu um parreiral de uva podado? É a coisa mais feia do mundo! No entanto, depois de podada, quando vem a nova brotação florada de novos frutos, é a coisa mais linda do mundo, e uma maravilha!

Como pudemos ver, a pode tem extrema importância para as frutíferas, devemos fazer uso dela, se quisermos melhorar nossas produções, ou mesmo a beleza do nosso jardim.

 

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS