31 C
Cuiabá
quarta-feira, maio 8, 2024
spot_img

A 10 meses da eleição, vereadores já tomam lado e se dividem entre Botelho e Fábio Garcia

Nessa corrida por apoio, Botelho sai um pouco na frente com o apoio de, ao menos, 12 vereadores

Por Alline Marques, Leiagora 

A “briga” entre o deputado estadual Eduardo Botelho (União) e o secretário-chefe da Casa Civil Fábio Garcia (União) tomou os corredores da Câmara de Cuiabá. Com exceção da vereadora Edna Sampaio (PT), que defende a candidatura do deputado estadual Lúdio Cabral (PT) a prefeito de Cuiabá, os demais vereadores estão divididos entre os correligionários do União Brasil.

Nessa corrida por apoio, Botelho sai um pouco na frente. O parlamentar já conquistou o apoio de, ao menos, 12 vereadores. Ele, inclusive, já promoveu uma reunião com todos os parlamentares para chancelar a aliança para o pleito do próximo ano.

Isso, porque ele irá disputar a eleição mesmo que não consiga viabilizar o seu nome pelo União Brasil. Botelho migrará para o Partido Social Democrático (PSD) caso não seja escolhido candidato a prefeito de Cuiabá pela sua sigla atual.

Diante disso, já fecharam com ele os vereadores Demilson Nogueira (PP), Eduardo Magalhães, Wilson Kero-Kero (Podemos), sargento Joelson (PSB), Kássio Coelho (Patriota), Adevair Cabral (PTB), Marcus Brito (PV), Rogério Varanda (MDB), Jefferson Siqueira (PSD), Lilo Pinheiro (PDT), Maysa Leão (Republicanos) e Paulo Henrique (PV).

Por outro lado, os vereadores Michelly Alencar (União), Dilemário Alencar (Podemos), Felipe Corrêa (Cidadania) e Luiz Fernando (Republicanos) estão fechados com Fabio Garcia.

Vale ressaltar, contudo, que o Luiz Fernando chegou a declarar apoio a Botelho em outubro deste ano, participando da reunião que o postulando ao comando do Palácio Alencastro promoveu com os vereadores de sua “base”. Nesta semana, contudo, ele recuou e declarou apoio ao projeto de Garcia à Prefeitura de Cuiabá.

Fora esses vereadores que já escolheram que lado irão ficar no pleito do próximo ano, ainda há aqueles que estão em cima do muro como Cezinha Nascimento (União), Chico 2000 (PL), Didimo Vovô (PSB), Luis Claudio (PP), Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania) e sargento Vidal (MDB).

Chico, presidente do Legislativo cuiabano, chegou a colocar o seu nome à disposição do Partido Liberal (PL) para disputar a eleição majoritária da Capital, mas foi preterido pelo deputado federal Abilio Junior (PL).

Agora, não se sabe se o parlamentar irá apoiar o congressista no pleito do ano que vem, ou se irá pedir a liberação do partido para apoiar outro candidato.

Os vereadores Luis Claudio e Vidal, por sua vez, são aliados de primeira hora do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), e devem seguir o grupo político.

Vale lembrar que, todos os 25 vereadores irão disputar a reeleição no próximo ano. Pensando nisso, eles inclusive criaram duas novas cadeiras no Parlamento Municipal.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS