Durante reunião em Brasília com outros oito governadores, Mauro Mendes (União) anunciou que o grupo pressionará o presidente Lula (PT) a iniciar tratativas com os Estados Unidos para tentar reverter o aumento de tarifas sobre produtos brasileiros. A medida, segundo ele, ameaça diretamente a economia nacional e pode agravar uma crise diplomática com o país norte-americano.
Além da pauta econômica, os governadores também discutiram temas sensíveis à direita, como a anistia dos condenados pelo 8 de janeiro e o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Mendes não poupou críticas à condução política e econômica do país e alertou para uma possível crise institucional, em razão da deterioração nas relações entre Brasil e EUA, agravada por declarações do ex-presidente Donald Trump sobre o Judiciário brasileiro e Jair Bolsonaro (PL).
“Muito claramente foi dito entre nós que precisamos cobrar ao presidente Lula que assuma protagonismo dessa negociação. […] Lula não pode ficar aqui oferecendo jabuticaba, falando coisas como estivesse jogando para o time eleitoral que ele representa, deixando de lado os interesses da economia brasileira”, declarou Mendes à imprensa. Ele também defendeu que, caso Lula não atue, o Congresso Nacional assuma as negociações com os norte-americanos.
O governador criticou ainda o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), por suposta resistência em pautar o impeachment de Moraes, mesmo com apoio da maioria dos senadores. Mendes apontou excessos do STF e questionou a decisão que validou o juiz de garantias: “Existem equívocos gigantescos que estão empurrando o Brasil para uma crise”, concluiu.






























