27 C
Cuiabá
quinta-feira, maio 9, 2024
spot_img

6 museus para visitar na Baixada Cuiabana

Explorar um museu é como mergulhar nas profundezas da história e adquirir conhecimentos que enriquecem o nosso futuro

Vanessa Moreno

Mato Grosso é um estado de muitas riquezas, uma delas é o vasto tesouro cultural que foi acumulado ao longo dos anos. Para guardar todos esses artefatos que contam a história do estado, os museus são essenciais, pois revelam cada camada histórica, imortalizam figuras ímpares e celebram a rica diversidade da nossa terra.

Se você gosta de se aventurar em meio a história de Mato Grosso, precisa conhecer alguns museus da Baixada Cuiabana que abraçam o nosso passado, lançam uma luz de conhecimento no nosso presente e garantem a nossa memória no futuro, afinal de contas, um povo sem memória, é um povo sem história.

Confira 6 opções de museus que você precisa conhecer:

  1. Museu de Arte Sacra de Mato Grosso

Fundado em 1980, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, localizado na Praça do Seminário, Cuiabá, é um portal para o período setecentista. Inicialmente instalado no Seminário da Conceição, o museu enfrentou desafios, mas reabriu suas portas em 2008, ressurgindo como guardião das obras de arte sacra. Além de exposições permanentes como Museu de Arte Sacra 3D, com peças táteis e acessíveis, Santo Papa João Paulo II, Ilustre Morador: Dom Francisco De Aquino Corrêa, entre outras, há o calendário de exposições temporárias que pode ser conferido pelo site museudeartesacra.org.br. O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso fica aberto de quarta a domingo, das 9h às 17h.

  1. Museu de História Natural de Mato Grosso e Casa Dom Aquino

O Museu de História Natural de Mato Grosso, que funciona na Casa Dom Aquino, em Cuiabá, foi fundado em 2006 e destaca-se por seu papel na preservação da megafauna e cultura tradicional mato-grossense. Situado na Avenida Manoel José de Arruda, 2000, Jardim Europa, o museu proporciona uma experiência educativa em seus acervos Arqueológicos e Paleontológicos. O horário de funcionamento é de quarta a domingo, das 8h às 18h. Fique por dentro da programação no site museuhistorianaturalmt.com.br.

  1. Museu da Imagem e do Som de Cuiabá “Lázaro Pappazian” (MISC)

Localizado na Rua 7 de Setembro, Centro Norte, o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá “Lázaro Pappazian” (MISC) é um tesouro visual que captura mais de um século de história. Com mais de 10 mil fotos digitalizadas, o acervo fotográfico oferece uma visão única da evolução de Cuiabá. O Misc fica aberto de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 16h.

  1. Museu do Morro Da Caixa D’Água Velha

No coração da cidade, o Museu do Morro Da Caixa D’Água Velha conta a história vital da Cuiabá do século XIX. Inaugurada em 1882, a caixa d’água foi revitalizada em 2007, transformando-se em um museu que não só abriga exposições, mas também revela antigas técnicas de construção. Localizado na Rua Nossa Sra. de Santana, Centro Sul, Cuiabá, o museu está aberto de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 17h.

  1. Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP)

Fundado em 1974, o Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP), parte da Universidade Federal do Mato Grosso, em Cuiabá, é mais do que um museu; é um catalisador para a expressão artística e cultural. Aberto de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13:30 às 17:30, e na quarta-feira, das 8h às 17:30, o museu não apenas preserva o passado, mas também inspira o futuro das artes plásticas.

  1. Museu de Sant’Ana

Em Chapada dos Guimarães, o Museu de Sant’Ana revela obras de arte sacra e objetos litúrgicos do século XVIII. Localizado na Rua Cipriano Curvo, Chapada dos Guimarães, o museu está aberto de quinta a domingo, das 7:30 às 11:30 e das 13:30 às 17:30, com uma taxa de manutenção de R$ 5. A iniciativa não só resgata memórias, mas também coloca Chapada dos Guimarães na rota do turismo religioso e cultural.

 

Fotos: Reprodução

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS