Abilio pauta o debate político com fala sobre BRT

Thiago Novaes/Angela Jordão – RDMOnline

O deputado federal e pré-candidato à prefeitura de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) pautou o debate politico na semana que passou com sua fala sobre a licitação do BRT em Cuiabá. Em entrevista ao Jornal da Cultura (Rádio Cultura FM 90,7), de segunda-feira (24), Abílio afirmou “a administração do modal será repassado para as empresas que já atuam no transporte público de Cuiabá e Várzea Grande” e implicou a participação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho – adversário político de Abílio na corrida a prefeitura de Cuiabá – num suposto esquema para administrar o BRT.

Abílio disse: “A empresa CMT que faz o transporte intermunicipal de Cuiabá e Várzea Grande é do irmão do deputado Eduardo Botelho. A empresa União Transporte, em Várzea Grande, é do irmão do deputado Eduardo Botelho, e em Cuiabá tem uma empresa chamada Integração Transporte, que faz parte do consórcio de Cuiabá que também é do irmão do deputado Eduardo Botelho. O Presidente do MTU é o irmão do deputado Eduardo Botelho. Essas pessoas vão administrar o BRT sem licitação. O Governo vai construir, vai comprar os veículos e vai passar para eles”.

Obras do BRT na Avenida do CPA, em Cuiabá (Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT)

A fala causou comoção pública e fez os envolvidos terem que negar qualquer esquema. O governo do estado teve que emitir nota, explicando que haverá, sim, uma licitação para a administração do BRT. Já Eduardo Botelho, divulgou, durante a semana, três releases negando qualquer participação em possível administração do BRT e ainda entrou com ação na justiça contra o humorista cuiabano Thyago Mourão, que fez um vídeo com seu personagem Xô Dito, falando do caso. Botelho saiu vitorioso na ação e a justiça mandou Mourão retirar o vídeo de suas plataformas digitais.

Desafio é a própria língua

Famoso por suas falas polêmicas, características de um típico Bolsonaristas, ainda na entrevista para a “Rádio Cultura FM 90,7″, Abílio Brunini rebateu a fala do Mauro Mendes que disse o maior desafio do deputado federal é a própria língua.

“Minha língua é assim mesmo. Não escolhe lado, ela denuncia, ela fala. Quando encontra coisa errada, ela fala, esse é o problema. Eu deveria, para alguns políticos ser mais contido. Para alguns políticos, se eu ficasse mais caladinho, não falasse as coisas, não estragasse as estratégias, não falasse como o jogo é, talvez eu fosse mais agradável para a classe política, mas eu sou assim. Eu sou verdadeiro, eu falo as coisas que a gente encontra. Eu nunca fui de fazer chantagem, não chego e falo ‘se você não fizer isso, eu vou isso’. Eu encontro a irregularidade e falo. Infelizmente isso desagrada a classe política, mas isso não altera nosso relacionamento”.

Desafios na Prefeitura

Em sua entrevista de segunda-feira, Abílio afirmou que sua prioridade, como prefeito de Cuiabá, será colocar pessoas qualificadas para trabalhar em todas as áreas. “A prioridade é colocar pessoas qualificadas em cada uma de suas áreas para poder ‘startar’ diversas áreas ao mesmo tempo. É claro que temos que ter prioridade com a saúde pública, com a recuperação da pavimentação asfáltica, mas também temos que já de início ‘startar’ programas essenciais na área de educação, na área do esporte, na área da cultura”, afirmou.

Xô Dito: personagem interpretado e criado por Thyago Mourão (Foto: Instagram)

Saúde

O deputado defendeu que para solucionar o problema de Cuiabá é necessário fazer uma frente de trabalho em diversas áreas. Segundo Abílio, a má gerência nessa área é o que lota as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e citou a mobilidade urbana como uma dessas áreas

“Se a gente colocar como prioridade só a saúde e não colocar as outras áreas, elas vão acabar sempre descarregando na saúde. A mobilidade urbana acaba sendo um dos problemas, que impactam na saúde com o aumento dos acidentes de trânsito. A gente consegue identificar que, muitos dos problemas que acabam indo para as UPAs são frutos de lugares que não são bem sinalizados, de buraco nas vias, do trânsito congestionado. Então, o problema de mobilidade urbana acaba desencadeando um problema na saúde”

Abília também defendeu a atividade física como uma forma de diminuir o fluxo de pessoas nas unidades de pronto atendimento. “A falta de educação física, a falta de atividade física acaba também trazendo um outro problema na área da saúde. Se a gente não conseguir colocar todas as áreas para atuar de imediato, elas vão desencadear um problema na saúde. A UPA lotada é um sintoma, não a causa. A causa está em todas as áreas que não estão da forma correta administrada.”

Partido Liberal 

O deputado afirmou que estar sozinho na disputa, contando apenas com o apoio do PRTB é o melhor caminho. “Muito melhor! Quando a gente está sozinho, a gente tem mais liberdade. Entenda bem, se eu estou com o PL, e também temos o PRTB junto com a gente, temos mais liberdade para escolher profissionais pelo seus currículos e sua capacidade. É diferente de um cara que tem nove partidos e tem que dar uma secretária para cada legenda. Nós não teremos que dar secretaria para partido nenhum. Nós teremos que escolher pessoas qualificadas com o melhor currículo e colocar dentro da sua área”.

Segurança Pública

Para a segurança pública, o deputado lembrou que é necessário uma parceria com o Governo de Estado e defendeu o “bom uso” para afastar o “mau uso”, bem como a criação de uma Guarda Municipal. “O bom uso expulsa o mau uso. Se a gente oferecer um bom uso ao Morro da Luz, o mau uso vai se afastar. Se a gente oferecer um bom uso para o Centro Histórico, o mau uso vai se afastar. Se a gente oferecer um bom uso das áreas públicas nos bairros, nos mini-estádios, áreas de lazer e esporte, a gente vai afastar o mau uso”

“Temos duas propostas importantes. Criar a Guarda Municipal com concurso. Poderíamos ter a GM no Centro Histórico? Sim. Poderíamos ter a GM no Morro da Luz? Podemos e faremos. Podemos ter a GM junto com a parceria com a PM ajudando a cuidar das áreas públicas do município? Podemos e faremos.

Sobre os usuários de drogas que ficam no Morro da Luz, Abilio defendeu que eles não recebam ajuda do poder público no local, mas que sejam levados para outras regiões.
“A solução é oferecer coisas para que eles saiam dali. Se tivéssemos fora deste local, longe deste um ponto de apoio, um abrigo. que vai dar alimentação, que vai fazer um acompanhado da saúde, que vai conseguir fazer um cuidado com a aparência, dar um banho, fazer a barba, cortar o cabelo que vai pegar roupa de doações, mas fora dali. se o dependente químico quer comer, quer se alimentar, não vai dar marmita ali, mas vai ter uma veículo apropriado que vai levar ele até aquele local onde ele vai ter alimentação, o cuidado com a vida e tudo mais em outro lugar.”

Centro Histórico

Abilio destacou que o Centro Histórico passa por dois problemas que precisam ser resolvidos para só então ser revitalizado. O primeiro é sobre a titulação dos imóveis, porque muitos tem problemas, especialmente envolvendo herdeiros. E o segundo referente à legislação do IPHAN, que segundo o deputado são muito rígidas. Além disso, o parlamentar defendeu o uso do calçadão para fins culturais.

“O Centro tem uma particularidade diferente dos bairros onde você tem muitas áreas residenciais. Você poderia estimular, fazer uma área de cultura e lazer no Centro Histórico. Como? A Guarda Municipal ajuda fazer isso, com iluminação pública, com incentivo ou dedução de imposto naquele lugar, com a questão do estacionamento rotativo, com uma política de combate às drogas, de recuperação de vidas dessas pessoas. Tudo isso ajuda a melhorar o Centro”, finalizou o deputado.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Sair da versão mobile