Sesc Arsenal apresenta história da dança no Centro-Oeste em evento aberto ao público

0
516

Com um encontro de três pesquisadores na unidade, a proposta é abrir espaço para uma nova forma de pensar a dança no Brasil. 

 

Pensando em deslocar a reflexão sobre a história da dança brasileira para além do eixo sul-sudeste, o Sesc Arsenal vai abrir as portas para receber as “Historiografias da Dança”, projeto que mobiliza pesquisadores e artistas para a construção de memória da dança no Brasil. Com ações acontecendo em todas as regiões do país, a proposta chega a Cuiabá levando para o Cinema da unidade, na sexta-feira (19), às 13h30, um diálogo com três pesquisadores em torno da dança no Centro-Oeste.

 

O coreógrafo e diretor do Grupo Comadança, Clodoaldo Arruda, vai representar Mato Grosso e expor ao público os resultados de uma pesquisa realizada pelo grupo durante o projeto, dialogando dessa forma sobre o processo de criação e as possibilidades de mobilizar um acervo de dança na cidade.

 

Para além dos conhecimentos cuiabanos, a pesquisadora Laura Virginia Morares de Oliveira apresenta a união entre o audiovisual e a dança em Brasília, colocando em foco as pesquisas em torno da possibilidade de utilizar a videodança como um recurso de registro e construção de memória.

 

Já a responsabilidade de compor a discussão com as vivencias de Goiás, a pesquisadora Luciana Ribeiro completa o trio abrindo uma janela para a composição histórica da dança do estado.

 

Como uma possibilidade de estudo e construção conjunta, o evento é gratuito e aberto para o público geral, dando mais espaço para os amantes e historiadores da dança propagar seus saberes e expandir suas compreensões em torno da arte no Brasil.