Seplag abre consulta pública sobre prioridades do governo para os próximos quatro anos

0
157

A Secretaria de Planejamento e Gestão de Mato Grosso (Seplag) abriu consulta pública para saber a opinião dos mato-grossenses sobre as prioridades da administração pública estadual para os próximos quatro anos. A ação é inédita e visa a participação popular no processo de elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023.

O documento é um importante instrumento na orientação das políticas públicas de médio prazo dos órgãos e entidades da esfera estadual. Sua finalidade é definir e comunicar as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública do Estado no quadriênio 2020-2023.

Para o secretário de Planejamento e Gestão de Mato Grosso, Basílio Bezerra, a participação efetiva da sociedade é fundamental para a construção do PPA. “O Plano Plurianual materializa o planejamento de todo o Estado e norteia programas e ações governamentais. A sociedade tem uma participação de extrema importância nesse processo, visto que ela deve sugerir demandas que podem ser inseridas no contexto do plano”, pontuou.

A Seplag é a responsável pela coordenação geral da formulação do PPA 2020-2023 e desde o início do ano tem capacitado e orientado órgãos e Poderes a conduzirem a formulação do Plano no âmbito de cada unidade orçamentária. A elaboração do documento é um processo longo que conta com a participação direta de mais de 500 servidores públicos.

De acordo com o secretário adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas da Seplag, Anildo Correa, o objetivo da consulta pública online é abranger todo o Mato Grosso e cada mato-grossense. “A ideia é captar sugestões de todos, inclusive do mato-grossense que reside em outro estado ou país e que deseja o melhor para o seu Estado”, enfatizou. Segundo Correa, todas as sugestões serão analisadas e encaminhadas para as secretarias responsáveis pelo atendimento das referidas demandas.

A consulta pública do Plano Plurianual 2020-2023 está aberta até o dia 20 de maio. Cidadãos, movimentos e organizações da sociedade, entre outras representatividades, devem participar a fim de contribuir com as ações e programas do governo em relação às demandas coletivas. A participação social é feita por meio do formulário Consulta Pública – PPA 2020-2023.

Por: Nayara Takahara

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here