Segunda audiência pública debate o orçamento com a regional oeste

0
309

A Prefeitura de Cuiabá realizou, nesta terça-feira (21), a segunda audiência pública para debater a Lei Orçamentária Anual (LOA 2019). O encontro foi realizado no auditório da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ranulpho Paes de Barros, no bairro Santa Izabel, região oeste.

A dinâmica de engajamento idealizada pela Prefeitura é um reflexo do modelo de gestão diferenciado implantado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, que estabelece a cultura de planejamento no setor público, onde os programas de governo, as ações e demais projetos estejam delineados pontualmente, coibindo a ineficiência do poder público.

Na construção da LOA, a dinâmica da elaboração está na coleta de sugestões, ouvindo a população.

“Neste ano, além de planejarmos as ações para 2019, iremos fazer o parecer daquelas sugestões propostas nas audiências do exercício de 2017, considerando as metas que já conseguimos alcançar neste segundo ano de gestão. É importante ressaltar que muitas ações estão em fase de licitação, o que torna o processo um pouco mais moroso. No entanto, esta etapa é fundamental para qualquer administração pública, pois garante a concorrência justa, a probidade administrativa e a lisura da prestação do serviço municipal”, disse o secretário municipal de Planejamento, Zito Adrien.

As principais sugestões apresentadas pelos moradores e lideranças comunitárias presentes foram a construção do Centro Odontológico, proposto no orçamento participativo do ano anterior. Também foi solicitada a reforma do CMEI do bairro Cidade Verde, além da melhoria na malha viária das ruas. A região oeste de Cuiabá tem aproximadamente 56 bairros adjacentes.

O secretário destacou ainda que o interesse da sociedade em participar da elaboração dessas ações é imprescindível para o Executivo municipal, visto que são os moradores que conhecem a fundo a realidade das regiões em que residem. Nesse sentido, ele ressalta que em todas as localidades foram eleitos delegados regionais, que serão responsáveis por acompanhar e colaborar com a formulação final das peças orçamentárias.

Um dos delegados da região oeste, Benedito Anunciação, ressalta a importância de acompanhar o trabalho do município. “Estamos aguardado algumas soluções para as adversidades enfrentadas na nossa área e é importante acompanhar o trabalho da Prefeitura, para que estejamos a par de cada uma das etapas que envolvem a realização de obras, programas e outras iniciativas”, concluiu.

Confira as datas e locais das demais audiências:

Regional Norte

Sexta-feira (24), às 19h

Local: Auditório da Regional Norte (Alameda 8) – Avenida Tancredo Neves, CPA III, setor IV — Lagoa Encantada

Regional Sul

Terça-feira (28), às 19h

Local: União Coxipoense de Associações de Moradores – Rua Pau Brasil, 23 — Jardim das Palmeiras