Secretaria entrega uniformes a equipes inscritas no Bola Cheia

0
230

As 16 equipes que disputam a edição 2018 do Campeonato Bola Cheia, receberam na manhã desta terça-feira (18) kits completos de uniformes, bolas e redes. O material é fruto de investimento da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e deverá incentivar a prática esportiva entre jovens e adolescentes de bairros periféricos. A primeira disputa acontece às 19h15 de hoje, no Estádio Eurico Gaspar Dutra (Dutrinha).

Graças ao sucesso e adesão observados em 2017, este ano a Pasta propôs novidades ao evento, incluindo a participação de equipes femininas para abranger a ação social. Além disso, o cartão vermelho foi substituído pelo azul, que tem um caráter mais educativo que punitivo. A mudança, segundo o titular da Secretaria, Francisco Vuolo, permite a substituição do jogar que cometer falta grave.

“Embora haja essa troca, a penalidade prevê suspensão do jogador pelas próximas partidas. Junto a essa proposta trabalharemos com um momento de preleção antes do jogo, no qual o árbitro baterá um papo com os meninos e meninas, orientando-os sobre a importância da disciplina e do respeito dentro e fora de campo. É a partir dessa consciência que surgem os craques”, diz.

Pensando na inclusão de todos os atletas, também serão permitidas nove substituições ao longo da partida. Assim, cada um dos 20 inscritos de cada equipe poderá jogar. “A habilidade dos jogadores pode despertar o interesse nos profissionais e também queremos explorar essa possibilidade. O foco principal, contudo, é a formação do cidadão, primando pela disciplina, pelo respeito aos adversários”, explica.

Há mais de 30 anos atuando com o esporte, o presidente do Departamento Esportivo do Pascoal Ramos, Luiz Mário Farias explica garante que a iniciativa é uma maneira de tirar o adolescente da rua, oportunizando o surgimento de talentos para o futebol.

“No ano passado um dos nossos jogadores passou a integrar a equipe sub-20 do Cuiabá Esporte Clube e hoje é um dos principais jogadores deles. Isso aconteceu após a participação no Bola Cheia. Essa valorização traz, com toda certeza, mudanças positivas para esses jovens. Então toda a comunidade aguarda esse momento. Os garotos nos cobram por eventos. É uma coisa que pegou, que deu certo”, diz.

De olho nestas oportunidades o Departamento Esportivo Cultural do Cidade Alta e Região (DECCAR) atua para auxiliar os times em questões burocráticos, ajudando por exemplo na criação do CNPJ.  É o que explica o presidente do órgão, Paulo Cesar Gatão.

“Quem não tem o CNPJ se filia a nós. O que queremos reforçar é a importância dessa regularização para que os times possam participar de projetos como esse. Sem um CNPJ, um estatuto, as equipes não podem ser contempladas por recursos. Então quando a Prefeitura fortalece os departamentos e ligas com ações assim, todos saem beneficiados”, conta.

 

Confira a tabela de jogos:

 

 

16/10 – Dutrinha – CPA I x Pedra 90 (19h15)

18/10- Dutrinha – Decar Nacional x Planalto (19h15)

18/10 – Rubens dos Santos/CPA III – Projeto Criança/Jaguariuna x Pascoal Ramos (19h15)

18/10 – Mini-estádio CPA I – Jardim Vitória x Dom Aquino (19h15)

19/10 – Dutrinha – Santa Isabel x Parque Atalaia (19h15)

23/10 – Dutrinha – Planlato x Decar Nacional (19h15)

23/10 – Complexo Dom Aquino – Dom Aquino x Jardim Vitório (19h15)

25/10 – Dutrinha – Parque Atalaia x Santa Isabel (19h15)

25/10 – Complexo Dom Aquino – Pedra 90 x CPA I (19h15)

26/10 – Dutrinha – Pascoal Ramos x Projeto Criança/Jaguariuna/CPA III (19h15)

20/10 – Mini-estádio Jardim Vitória – Jardim Vitória x Decar Nacional (15h)

20/10 Complexo Dom Aquino – Dom Aquino x Projeto Criança/Jaguariuna/CPA III (15h)