26 C
Cuiabá
terça-feira, abril 23, 2024
spot_img

Sebrae MT realiza cerimonia de encerramento do Programa ALI

Na última terça-feira (29/10), o Sebrae MT encerrou o Programa ALI, ciclo 4 (2017-2019), com os Desafios do Crescimento. Com a finalidade de reconhecer os esforços dos envolvidos, a cerimonia contou com a presença dos Agentes Locais de Inovação e algumas das empresas que participaram do programa durante os dois anos. O evento  também teve o objetivo de fazer networking e manter o relacionamento com essas empresas.

Com a participação do consultor credenciado do Sebrae Rodrigo Carrijo, que palestrou sobre “Skill para as próximas fases”, mas ressaltou a importância de seguir junto com o Sebrae MT para continuar crescendo e inovando. Entre os tópicos que Carrijo abordou estão gamificação, revolução digital do entretenimento, mobilização e engajamento e destacou que é necessário entender mais o que está acontecendo ao nosso redor.

Os oito Agentes Locais de Inovação também realizaram um checkpoint e relataram, de acordo com o olhar deles, a respeito da trajetória de inovação dos pequenos negócios. Uma das agentes Gizele Catarina comentou sobre a sua experiência no Programa ALI, “Foi gratificante! Um crescimento enorme tanto pessoal quanto profissional. Foi um aprendizado de saber lidar com as pessoas, de entender mais sobre o negócio, de conseguir caminhar junto com as empresas. Gizele é arquiteta e urbanista e trabalhou com empresas de diversos segmento e destacou a importância de compreender o cliente. “Nós precisamos entender as necessidades dos nossos clientes, independente do seu segmento de formação. Então, você precisa alinhar as expectativas, você precisa conseguir atender o que o cliente quer e não o que você acha que ele quer”, afirma.

A cerimonia de encerramento também teve a presença do Analista da Unidade de Inovação do Sebrae Nacional Maurício Tedeschi, que falou um pouco sobre o novo direcionamento de metodologia, que está sendo construído, para os próximos ciclos do Programa ALI. De acordo com Tedeschi o ALI vai continuar com o foco na inovação, mas também será voltado para a produtividade. “O ALI vai fazer parte de um programa chamado de Brasil Mais Produtivo, que ainda não foi lançado, mas é uma iniciativa entre o Governo Federal e o Sebrae Nacional. A ideia é que a atuação do ALI tenha como foco a articulação para identificar/monitorar indicadores das empresas e sugerir e articular para que elas possam fazer consultorias focadas em produtividade e que isso possa ser mensurado”, afirma.

A necessidade da mudança vem por meio do entendimento de que a produtividade é um grande gargalo do Brasil. Tedeschi explica que o país está com a produtividade estagnada nos últimos anos. “Então, se entende essa iniciativa como uma política pública e que o Sebrae como instituição que fomenta o empreendedorismo, que ajuda na competitividade das empresas pode ser uma das instituições a apoiar esse processo para o bem do país e da sociedade”, destaca.

Sobre o Programa ALI

Tem por objetivo promover a prática continuada de ações de inovação nas empresas de pequeno porte, por meio de uma orientação proativa, gratuita e personalizada. É uma parceria do Sebrae com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) onde graduandos ou graduados (no máximo 3 anos), que participaram de um processo seletivo, de uma capacitação e são selecionados como bolsistas e atuam pelo programa durante 2 anos fazendo um acompanhamento das empresas para a implantação da cultura de inovação e gestão de inovação.

O objetivo é possibilitar que o pequeno negócio aumente a captura de valor, por meio da criação e entrega de soluções inovadoras de maneira acelerada. Mediante a prática continuada de ações de inovação nos pequenos negócios com potencial inovador e com potencial de alto impacto, de acordo com o grau de maturidade de gestão e motivação para implantação da gestão da inovação, por meio de orientação proativa e personalizada.

Fonte: Sebrae MT

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS