Regime de Previdência Social de Livramento se destaca no Estado

0
295

Estudos realizados recentemente apontam o Regime Previdenciário próprio dos servidores municipais de Nossa Senhora do Livramento/MT como sendo um dos melhores de Mato Grosso. O Indicador de Situação Previdenciária (ISP) foi atualizado no dia 20/06/2018. Nessa data, o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais da cidade dos papa-bananas (Nossa Previ) se posicionou entre os 30 melhores Regimes Próprios do Estado. Se comparado somente entre os municípios da Baixada Cuiabana, Nossa Previ ficou em primeiro lugar, até mesmo à frente de Várzea Grande e da própria capital, Cuiabá.

Vale destacar que o Indicador de Situação Previdenciária – ISP-RPPS é apurado e divulgado semestralmente pela Coordenação de Estudos e Diretrizes Atuariais, Econômicas e Contábeis – CODAE, da Coordenação-Geral de Auditoria, Contabilidade e Investimentos – CGACI, da Subsecretaria dos Regimes Próprios de Previdência Social – SRPPS. Ou seja, a Secretaria de Previdência Federal (SPREV) analisa individualmente a situação previdenciária de cada RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) do Brasil no início e meado de cada ano. A Secretaria observa e avalia dezenas de requisitos para se chegar ao denominador comum, que é o “Indicador de Situação Previdenciária – ISP.”

O detalhamento de resultados da Nossa Previ de Livramento foi apresentado neste início de mês (1.2), pelo atual presidente do instituto Emanuel Arcanjo da Silva.

O instituto funciona numa pequena sala cedida pela Prefeitura livramentense, com apenas dois servidores, porém atua com grande importância junto aos servidores municipais papa-bananas, administrando um patrimônio que já ultrapassa a casa dos R$ 23 milhões. Valor bem acima que orçamentos anuais de várias prefeituras brasileiras. O Regime vai bem e vem ganhando destaque no cenário estadual, provocando interesses em várias instituições financeiras para aplicações do patrimônio.

Realizando pagamento salarial sempre no penúltimo dia útil do mês, com a Certidão de Regularidade Previdenciária (CRP), e todos os demonstrativos em dias, os dois servidores tem a capacitação e a certificação CPA-10. (A CPA-10 é destinada aos profissionais que atuam na distribuição de produtos de investimento em agências bancárias ou plataformas de atendimento, destinado à profissionais de autarquias ou órgãos públicos). Aliás, essa é uma exigência do Ministério da Previdência. “Hoje o instituto se encontra dentro das normas exigidas em lei”, ressalta o presidente.

De maneira humilde, Emanuel destaca que: “a Nossa Previ não pode ser vista como um resultado a curto prazo, mas, graças a outros presidentes por aqui passaram, de alguma maneira outra, colaboraram para a construção de um regime sólido, coeso e compromissado com o servidor.”

O presidente também divide o sucesso da Nossa Previ com a participação da prefeitura municipal que sempre honrou com seus compromissos relativos aos repasses ao Regime. “Além da nossa dedicação, empenho, honestidade, transparência, outro fator determinante para este resultado foi o comprometimento, seriedade e respeito do prefeito Silmar de Souza para com esta autarquia, já que todos os repasses estão rigorosamente em dia.”

Emanuel também da destaque ao trabalho das diversas assessorias que respaldam o regime previdenciário: “Também quero agradecer o grande trabalho da nossa equipe de consultoria, gerente administrativa, contadora, jurídico, conselhos fiscal e curador”, e conclui: “na medida em que o nosso patrimônio cresce, aumenta também as nossas responsabilidades”.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here