28 C
Cuiabá
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_img

Recuperandos concluem curso e mão de obra será empregada via Fundação Nova Chance

Dezoito recuperandos da Penitenciária Central do Estado (PCE) concluíram um curso de Costura e Modelagem, ministrado por uma profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Eles receberam os certificados de conclusão do curso na tarde de segunda-feira (27.05). A qualificação de 160 horas ocorreu dentro da oficina com 10 máquinas de costura e uma de corte, adquiridas com recursos do Programa de Capacitação Profissional e Implementação de Oficinas Permanentes (Procap), em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Além da PCE, as oficinas de costura estão presentes em mais duas unidades de Cuiabá e oito unidades do interior.

Durante a cerimônia, o empresário da RM Uniformes, Ricardo Sarmento, disse que tem intenção de contratar os participantes do curso via Fundação Nova Chance. “Eles precisam se aperfeiçoar ainda mais e nossa empresa tem interesse nessa parceria. Inicialmente pretendemos fazer calças de uniformes aqui na oficina de costura da unidade”, comentou.

O juiz da Vara de Execuções Penais, Geraldo Fidélis, destacou o trabalho diferenciado que a administração da Penitenciária Central do Estado tem feito, levando qualificação profissional para todos os recuperandos que queiram mudar de vida pelo trabalho ou pelos estudos.

“Há seis anos, quando cheguei aqui pela primeira vez em fevereiro de 2013, as coisas eram bem diferentes do que são hoje. Isso foi criado pela união de todos, ainda bem que as coisas mudaram por meio da direção da unidade, dos agentes penitenciários. Algumas dessas pessoas uma hora vão para o regime aberto, então tem que aprender um ofício para ajudar as famílias”, destacou o magistrado.

Geraldo Fidélis visitou os outros raios da penitenciária, na companhia do secretário adjunto de Administração Penitenciária da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Emanoel Flores, e do diretor da unidade Revétrio Alves, além da equipe do Senai, RM Uniformes, Depen e Associação dos Servidores da PCE (Aspec).

No raio 3, os presos fizeram curso de Barbeiro e Cabeleireiro. Os reeducandos aproveitaram para pedir mais oportunidades de trabalho dentro da unidade. “Para nós que estamos no privado é uma oportunidade excelente, além do aprendizado, podemos usar isso no futuro para ser um ganha pão. Além da remissão da pena, temos o que fazer aqui dentro. Tem muita gente que quer recuperar, a gente quer oportunidade”, argumentou Paulo César Rosa, 57 anos.

O secretário adjunto, Emanoel Flores, agradeceu os agentes da unidade que se não fossem por eles, e pelo trabalho sério que desenvolvem não seria possível a movimentação dos presos para as atividades laborais e de educação. “O olhar humanizado do poder judiciário faz diferença para nossa gestão e para os recuperandos que não se sentem abandonados. Agradeço o Senai que fez esse curso gratuito para a gente, mas essa é uma ação em prol da sociedade”, disse.

O diretor da PCE, Revétrio Alves, destacou que sem disciplina, religião, trabalho, educação e família muito dificilmente os presos se recuperam. “Chamamos a família para a cerimônia desta entrega de certificado porque é uma nova oportunidade que estão recebendo. Eu cobro disciplina, mas se puder, dou oportunidade para quem deseja mudança”.

Foto: Gabriel Aguiar SESP/MT

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS