Projeto Pilotagem Consciente capacitará motociclistas da Energisa

0
268

O projeto Pilotagem Consciente, da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), atenderá cerca de 60 funcionários da concessionária de energia elétrica Energisa, na terça-feira (02). A ação faz parte Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), evento obrigatório em todas as empresas do Brasil segundo a legislação trabalhista.

É o que explica o diretor de Trânsito Michell Diniz, quando afirma que a procura pelo apoio da Secretaria para a realização deste tipo de curso vem aumentado a cada ano. No último mês, uma parceria semelhante resultou na capacitação de motoristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Dessa vez o foco são os motociclistas, que se reunirão em um dos pátios da empresa para receber uma série de instruções teóricas e práticas. “No local nós vamos traçar um percurso e marcar alguns pontos com cones, onde serão treinadas manobras básicas. Os profissionais mostram percurso aos alunos, que posteriormente assumem a condução”, diz.

Além disso, serão abordados temas como legislação de trânsito e direção defensiva. Para o trabalho, a Secretaria disponibilizará dois servidores.

O projeto nasceu do programa “Vida no trânsito”, após análises que apontaram que a maioria dos acidentes de trânsito registrados em Cuiabá envolve motociclistas. O “Pilotagem Consciente” é voltada para órgãos públicos e empresas privadas, que tenham funcionários que façam uso de motos e também para motociclistas que busquem aprimoramento.