Projeto inovador da equipe Brother Creators é apresentado na Semob

0
75

A equipe de robótica de Mato Grosso Brother Creators, composta por estudantes do Sesi Cuiabá e Várzea Grande, dedicou em prol do seu Projeto de Inovação “Mobilidade que move o Coração”. Os jovens conheceram a estrutura Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá, os setores de engenharia e transporte, como é feita a emissão dos cartões de estacionamento utilizados por idosos e pessoas com deficiência (PCD) e a Central de Monitoramento.

Recebidos pelo secretário Antenor de Figueiredo e pelo diretor de Trânsito, Michel Diniz, os estudantes apresentaram a proposta da equipe: um dispositivo de alerta sobre estacionamento irregular em vagas prioritárias. O projeto faz parte do desafio da temporada 2019/2020 denominada City Shaper (construindo cidades inteligentes), no qual as equipes precisam pesquisar soluções inovadoras para problemas urbanos como, por exemplo, transporte, acessibilidade e até desastres naturais.

“As visitas e conversas com especialistas vêm colaborar para a finalização e testes do sistema desenvolvido pela equipe Brother Creators, que busca melhorias no acesso de vagas para PCD e idosos”, avalia a técnica de robótica do Sesi, Maria Farias.

O diretor Michel Diniz destacou que a proposta dos estudantes é uma ideia inovadora, que o município ainda não dispõe. “Trata-se de um dispositivo que pode ser utilizado não somente para alertar no momento da infração, de estacionamento irregular, mas também acionar a central de Mobilidade de Trânsito para que um agente possa ir até o local para auxiliar na retirada do veículo, autuação ou até mesmo execução da medida administrativa prevista no Código de Trânsito Brasileiro, que é a retirada do veículo”.

No bate-papo com os integrantes da equipe, o diretor e o secretário fizeram ainda algumas sugestões e orientações para que os alunos possam aprimorar a comunicação do equipamento proposto com a central da Semob. “Isso resultaria em uma maior efetividade na fiscalização”, apontou Antenor de Figueiredo, destacando que a Secretaria está à disposição para que o projeto tenha sucesso e venha a ser, futuramente, executado no município.

Fonte: Fiemt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here