Programa homenageia professores da rede pública municipal de Cuiabá

0
141

A prefeitura de Cuiabá e o Sicredi – Sistema de Crédito Cooperativo – vão homenagear nesta quinta-feira (20), às 18 horas, no auditório Maestro China, os 150 educadores da rede pública municipal de Cuiabá que em 2018 desenvolveram projetos com o apoio do programa A União Faz a Vida.

Este ano, cinco unidades de ensino aderiram ao programa. Foram 82 projetos envolvendo 2.207 alunos além da comunidade interna e externa.

Os projetos contemplaram áreas do conhecimento, como meio ambiente, alimentação saudável, cores e sabores das frutas, fábulas, contos infantis e cantiga de roda, horta sustentável, jogos matemáticos, bullying, plantas medicinais, meu olhar para o outro, danças e artesanato cuiabanos, meios de transporte e outros.

A coordenadora de Programas e Projetos da SME, Jane Regina da Silva Costa falou sobre a metodologia adotada pelo programa que parte das vivências cooperativas, oportunizando aos educadores explorar o conteúdo curricular de uma maneira diferente, instigando os alunos a desenvolverem o protagonismo no processo educacional.

“A partir de expedições investigativas com os alunos são definidos os temas dos projetos cooperativos. As atividades servem de veículo para ensinar o conteúdo curricular e valores como cidadania, solidariedade, cooperação, respeito à diversidade e ao meio ambiente”, explicou.

A secretária-adjunta de Educação, Edilene Machado lembrou que a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro acredita que a Educação de qualidade é uma construção de todos. “Educadores, pais, alunos, gestores públicos e privados, apoiadores e toda a comunidade devem estar envolvidos na formação das crianças e adolescentes para torná-los verdadeiros cidadãos, que lutem por seus direitos e cumpram seus deveres, no intuito de melhorar a sociedade em que vivem”, salientou.

 

Programa

O programa A União Faz a Vida (PUFV) é uma iniciativa de responsabilidade social do Sicredi que tem como objetivo construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa promovendo a educação integral de crianças e adolescentes.