24 C
Cuiabá
quinta-feira, abril 25, 2024
spot_img

Palestras apresentam os benefícios e desafios trazidos pelas novas tecnologias que vão chegar ao Brasil

Assuntos de interesse de empresas e de consumidores como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), proteção contra ataques de ransomwares e a chegada do 5G e internet das coisas, entre outros, serão temas de palestras ministradas por especialistas durante a Netcom 2019, feira e congresso dos setores de Telecom e TI, que será realizada de 27 a 29 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo. A pauta escolhida representa uma grande oportunidade para que os visitantes se mantenham atualizados sobre os benefícios e desafios que as novas tecnologias que estão para ser implantadas vão trazer para a sociedade em geral.

A LGPD, por exemplo, é uma lei que entrará em vigor no ano que vem e que mudará completamente as relações entre empresas e consumidores. A palestra sobre o tema ficará a cargo de Ricardo Andrian Capozzi, professor de Tecnologia da Informação da Faculdade Carlos Drummond de Andrade. Segundo o palestrante, as empresas terão de ter mais cuidado com as informações captadas e serem mais transparentes para que o cliente saiba exatamente como seus dados pessoais serão usados. E aí vem um problema de ordem técnica: como garantir a segurança dos dados?

“Uma empresa grande até consegue implantar um sistema e um protocolo para usar as informações da forma correta. Mas e uma empresa pequena, que registra os dados dos clientes numa planilha qualquer acessível por vários funcionários, como ela fará para evitar problemas? As empresas também terão de mudar abordagens ao obter dados para não parecer preconceito. Por exemplo, o atendente de um hospital, ao invés de perguntar a religião do paciente, deve perguntar se ele aceita ou não uma transfusão de sangue”, explica o especialista.

Uma pergunta que paira no ar é a respeito de como os órgãos governamentais farão a fiscalização desse processo. “Ninguém sabe como isso será auditado. Como a empresa pode provar que os dados estão seguros? O que se sabe é que a multa será alta, vai de 2% do faturamento até R$ 50 milhões”, afirma em tom de alerta.

Ransomware – A visão tradicional de segurança da informação não é mais tão eficiente contra as novas ameaças. O mercado brasileiro prevê um investimento de quase 700 milhões de dólares em soluções de próxima geração para segurança da informação, um crescimento de 2,5 vezes em relação às soluções tradicionais.

Esse montante de investimentos se faz necessário porque as ameaças estão cada vez mais “inteligentes” e capazes de gerar prejuízos a empresas, órgãos públicos e pessoas comuns. O grande problema do momento é o ransomware, um tipo de vírus que danifica o sistema operacional e que é usado por criminosos como forma de exigir pagamento em troca da liberação do sistema.

“O criminoso que infecta o computador pede resgate em criptomoedas, pois dessa forma ele não é identificado. Essa prática tem crescido e já afetou grandes empresas no Brasil e no mundo. Esse vírus originalmente foi criado para atacar o usuário doméstico. Entre 2014 e 2016, apenas 13% das vítimas eram corporativas. Em 2017 o número de empresas atacadas subiu para 23%. Houve crescimento anual de 60% no número de ataques”, explica Danilo Mendonça Cabreira, diretor de tecnologia da empresa RJ Network, que ministrará a palestra “Como se proteger dos ataques de ransomware” com a finalidade principal de conscientizar os participantes da gravidade do assunto.

Segundo Cabreira, assim que o problema é identificado, a equipe de TI tem de tentar saná-lo, descobrir de onde começou e o que foi atingido. “Por isso é importante ter uma política de backup, pois não há muito o que fazer depois que o sistema foi infectado. Além da cópia de segurança, é importante manter o sistema operacional sempre atualizado. Tem gente que paga o resgate na esperança de ter os dados recuperados, mas eu nunca soube de algum hacker que tenha cumprido a promessa”, afirma.

Além destas palestras, a Netcom terá várias outras durante os três dias do evento voltadas aos segmentos de redes ópticas, wireless, segurança de redes, infraestrutura para data centers, provedores de internet, internet das coisas e redes industriais. Haverá também exposição de produtos e soluções e o workshop de compartilhamento de postes.

NETCOM 2019 – As redes de comunicação se tornaram necessidades primordiais, sejam elas no mercado corporativo ou para utilização pessoal. Essa transformação digital envolve uma mudança de estrutura, na qual a tecnologia tem um papel fundamental. Por consequência disso, o mercado vive diariamente a necessidade de aprimoramento constante nos setores de Telecom e Tecnologia da informação (TI). A NETCOM 2019 tem o intuito de promover a interação entre os profissionais que atuam nesse setor e as novidades recém-chegadas ao mercado.

Considerado um dos principais pontos de encontro e troca de conhecimento do setor, o evento vai reunir empresários, profissionais, acadêmicos e representantes do poder público para discutir tendências, realizar negócios e trocar conhecimentos sobre o desenvolvimento destes mercados. Em paralelo à feira, também será realizado um congresso com programação voltada às necessidades concretas dos profissionais de redes e telecom.

Serão apresentadas, ao longo dos três dias de evento, sessões simultâneas com trabalhos, palestras e painéis, além de orientação técnica, apresentação de soluções como no Workshop sobre compartilhamento de postes, normas e perspectiva de tecnologias, estudo de casos sobre fibra óptica, cabeamento, wireless, data center, comunicação unificada, segurança, IPTV, circuito fechado de televisão (CFTV), infraestrutura para data centers, redes locais e metropolitanas, voz sobre IP (VoIP), interligação de LANs e WANs, redes ethernet industriais e proteção elétrica.

Além disso, temas como IoT – Internet das Coisas, cidades inteligentes e indústria 4.0 terão destaque durante todo o evento. Internet e conectividade são hoje temas de grande relevância. Quando se fala de indústria 4.0 e Internet das Coisas, em que dados estarão interligados e serão compartilhados de forma maciça, formando novos sistemas de negócios, de organizações, cidades, etc, o bom funcionamento desses sistemas integrados e a segurança desses dados são pontos fundamentais para todo esse processo.

Fonte: M.Free Comunicação

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS