29 C
Cuiabá
sexta-feira, março 29, 2024
spot_img

Órgãos reúnem setor privado para fortalecer ações de igualdade de gênero nas empresas

Boas práticas das empresas em igualdade de gênero e influência em favor do empoderamento econômico das mulheres em cadeias de valor e diferentes setores produtivos no Brasil e demais países da América Latina e Caribe concentram a programação de três eventos, organizados pela ONU Mulheres, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a União Europeia (UE), de 7 a 10 de outubro, em São Paulo. Participarão: CEOs de empresas, empreendedoras e empresárias, representantes de organizações internacionais, entre outros influenciadores, influenciadoras e pessoas interessadas.

A sequência de eventos será iniciada com a cerimônia de entrega do Prêmio WEPs Brasil 2019 – Empresas Empoderando Mulheres, em 7 de outubro, às 18h, na Villa Blue Tree. A premiação é concedida a empresas privadas e públicas pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global para reconhecer e incentivar os esforços das companhias que promovem medidas para a transformação do ambiente organizacional com base na igualdade de gênero e empoderamento das mulheres.

Das 181 empresas que se inscreveram no Prêmio WEPs Brasil 2019, as 68 empresas finalistas pertencem a 13 estados de quatro regiões do país. O grande número das inscrições realizadas indica que, a cada nova edição do prêmio, mais empresas estão trabalhando para a implementação dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês) e assumindo a liderança e o compromisso com ações que podem contribuir com a não discriminação e a promoção da igualdade de direitos entre homens e mulheres no mundo corporativo.

Medidas corporativas pró-igualdade de gênero – Nos dias 8 e 9 de outubro, a programação continua com o Fórum WEPs 2019, que será aberto pelo embaixador da União Europeia no Brasil, Ignácio Ybañez Rubio; a diretora regional da ONU Mulheres para as Américas e o Caribe, Maria-Noel Vaeza; e o secretário-executivo da Rede Brasileira do Pacto Global, Carlo Pereira. Estará presente, a representante interina da ONU Mulheres Brasil, Ana Carolina Querino, entre outras autoridades. Na sequência, os painéis serão apresentados por CEOs de empresas signatárias dos Princípios de Empoderamento das Mulheres – WEPs, pelas ganhadoras do Prêmio WEPs Brasil e outras empresas e organizações do Programa-Ganha-Ganha: Igualdade de gênero significa bons negócios da Argentina, do Chile, da Costa Rica, da Jamaica e do Uruguai. Entre os temas que serão abordados estão: igualdade salarial, licenças parentais, compras sensíveis ao gênero, barreiras das empresas de mulheres para a exportação e o acesso ao crédito, eliminação dos estereótipos de gênero na propaganda, entre outros.

Durante o evento, também será apresentada a ferramenta de Diagnóstico de Igualdade de Remuneração (DIR), criada pela ONU Mulheres, e as conclusões do diagnóstico de situação sobre mecanismos de investimento e financiamento com enfoque de gênero.

Investimentos inteligentes em gênero – O “Programa Ganha-Ganha” também realizará no dia 10 de outubro, em São Paulo, o Seminário Internacional “Promoção de financiamento inovador por meio de investimentos inteligentes em gênero: experiências, oportunidades e desafios”. Serão compartilhadas experiências de mecanismos inovadores para aumentar o acesso ao financiamento e mobilizar capital para empresárias e empresas lideradas por mulheres.

O seminário contará com a participação de agentes do mercado financeiro e bancário, bem como a experiência de profissionais de investimento e serviços não financeiros que promovem redes e assistência técnica para fortalecer o ecossistema no investimento em gênero. O propósito é criar um espaço para a troca de desafios e oportunidades sobre o tema e sensibilizar sobre a importância de mobilizar o setor financeiro para o empoderamento econômico das mulheres.

O Prêmio WEPs, o Fórum WEPs e o Seminário Internacional têm como realizador o Programa Ganha-Ganha: Igualdade de gênero significa bons negócios, com o apoio institucional do Pacto Global. Para a coordenadora regional do Programa Ganha-Ganha, Esther Senso, “a realização do Prêmio WEPs Brasil 2019, além do Fórum regional e do Seminário, é a reafirmação da parceria sólida entre o Programa e empresas e instituições comprometidas com a igualdade de gênero para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

O Prêmio WEPs Brasil e o Fórum WEPs 2019 terão tradução simultânea em libras e também serão transmitidos ao vivo pelo link: www.premioeforumweps2019.com.br

Fonte:

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS