28 C
Cuiabá
quarta-feira, abril 24, 2024
spot_img

Multinacional expande fábrica e inicia produção de embalagens PET retornáveis em MT

A Solar Coca-Cola inaugurou, nesta terça-feira (20/08), a expansão do parque industrial em Várzea Grande e iniciou a fabricação de uma nova linha de produtos para embalagens retornáveis. A partir de agora, as garrafas PET retornáveis podem ser reutilizadas por até 25 ciclos.

O presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso, Gustavo de Oliveira, participou da cerimônia, juntamente com o diretor presidente da Solar Coca-Cola Mario Veronezi, governador Mauro Mendes, e os presidentes dos sindicatos das Indústrias da Alimentação (SIAMT), Wilmar Franzner, e das Indústrias de Reciclagem (Sindirecicle), Paulo de Araújo.

“É gratificante presenciar a expansão dessa importante indústria, que coloca o estado em posição de destaque. Com esse viés voltado à sustentabilidade, a nova linha de produtos da Solar demonstra o quanto a inovação contribui com o crescimento industrial, além de reforçar que Mato Grosso está, cada vez mais, direcionado à economia verde. Questões importantes que defendemos por contribuir com o desenvolvimento sustentável da indústria e todo o estado”, afirmou o presidente da Fiemt.

Feita de resina com algumas propriedades diferentes, a embalagem PET retornável reduz a produção em 70 milhões de garrafas por ano no Brasil. Essa quantidade a menos produzida propicia um positivo ganho ambiental, tanto pela redução de resíduos quanto de emissão de carbono.

O projeto contou com a colaboração de 80 colaboradores e com um investimento de mais de R$ 40 milhões para a montagem e operação da nova linha de produção de PET retornável, aplicados na compra e adequação nas máquinas, reforma e ampliações das instalações.

Para Leonardo Mello, Membro do Conselho de Administração da Solar, esse investimento representa uma perfeita combinação para o mercado e para o meio ambiente. “Hoje, mais do que nunca, com essa expansão conseguimos aumentar nossa oferta de produtos, que apresentam uma combinação perfeita entre poder economizar na compra de um produto de qualidade, e ajudar a reduzir a quantidade de resíduos no planeta”, destaca.

A nova linha PET retornável unifica o formato das embalagens de todos os refrigerantes ao operar como o modelo de garrafa universal. Com redução de 14% na gramatura, o modelo mais leve do que o tradicional é melhor para o meio ambiente e para o consumidor, por ter um custo de fabricação menor. Com o mesmo formato de garrafa e rótulos de papel para todos os tipos de bebida, o consumidor pode escolher qualquer sabor de refrigerante ao levar a embalagem vazia para troca.

Essa ampliação das embalagens retornáveis interliga o plano de negócio da Coca-Cola aos objetivos de sustentabilidade, que tem o compromisso de coletar e reciclar o equivalente a 100% das embalagens que coloca no mercado até 2030. A nova garrafa universal é original do Brasil e será replicada em toda a América Latina.

O evento contou, ainda, com a presença de Leonardo Mello, Membro do Conselho de Administração da Solar, de Pedro Massa, Diretor da Coca-Cola Company para o Nordeste & MT, da prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos , além de demais autoridades locais e convidados.

Fonte: Fiemt

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS