Melhoria do ambiente de negócios passa pela inovação da gestão

0
173

A inovação da gestão é o primeiro passo para o aumento da produtividade e da melhoria do ambiente de negócios. E para isso, o Sebrae pretende investir em empresas-anjos para alavancar o desenvolvimento dos pequenos negócios. A afirmação foi feita pelo presidente da instituição, Carlos Melles, nesta quarta-feira (6), durante um dos painéis da 5ª Semana de Inovação, que está sendo realizada pelo Ministério da Economia, cujo tema é Governo para as pessoas. O evento, que tem como objetivo colocar a agenda da modernização no centro da estratégia da administração pública, reúne até esta quinta-feira (7) palestrantes e especialistas brasileiros e estrangeiros.

“Começamos a ter confiança no país e o cenário agora é bem positivo para inovarmos”, afirmou Melles durante a palestra no painel “Ambiente de negócios na promoção da inovação e do empreendedorismo”, mediado pelo secretário Especial de Modernização do estado, José Ricardo da Veiga. “Quando temos uma gestão centrada como estamos vendo agora, precisamos sair da zona do conforto”, ressaltou o presidente do Sebrae, reafirmando que a instituição está disposta a fazer investimentos em empresas-anjos e em jovens. “Vamos aplicar recursos para incentivar a juventude”, afirmou.

Melles ressaltou que o agronegócio foi o setor que mais inovou nos últimos anos, lembrando que uma das causas foi com a criação da Embrapa, empresa que desenvolveu tecnologias de ponta para a agricultura e pecuária. “A necessidade de inovação do segmento, à época, era muito grande e com as pesquisas e a tecnologia conseguimos reverter o processo e hoje somos líderes na exportação de grãos”, exemplificou. “O Sebrae também é um grande inovador. Temos programas de apoio a startups, consultorias específicas na área de inovação e gestão, além de cursos gratuitos para quem quer empreender e para quem já tem o seu negócio, mas deseja ir além, observou o presidente do Sebrae.

Para José Ricardo da Veiga, o protagonismo no processo de inovação do Estado tem que ser destinado aos municípios, que encontram maior dificuldade em se modernizar. O secretário afirmou que o governo federal tem diversas estratégias para melhorar o ambiente de negócios, já que há excesso de serviços online que precisam ser unificados. “Estamos fazendo a transformação digital, da gestão e de todo o processo”, afirmou José Ricardo, observando que uma das novidades será o lançamento da identidade digital, que unificará todos os documentos. Além de Melles e do secretário, participaram do painel, representantes da Confederação Nacional do Comércio e Serviços, Banco Mundial e Banco Central.

A 5ª Semana de Inovação é uma realização do Ministério da Economia, da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Faculdade LatinoAmericana de Ciências Sociais, com apoio de diversas instituições públicas e privadas.

Fonte: Agência Sebrae

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here