24 C
Cuiabá
quinta-feira, março 28, 2024
spot_img

Mato Grosso integra o programa Investe Turismo

O turismo de Mato Grosso recebe um incremento de R$ 2 milhões que irá viabilizar uma série de ações visando acelerar o desenvolvimento do setor, gerar empregos e transformar os destinos turísticos. Trata-se do Programa Investe Turismo, desenvolvimento pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Embratur, cujo lançamento estadual.

Em Mato Grosso, foi escolhida a rota Pantanal Norte-Chapada dos Guimarães, que inclui os municípios pantaneiros de Poconé e Cáceres, além de Nobres e Cuiabá. Dentre os critérios utilizados para seleção das rotas estão a participação de municípios incluídos no Mapa Brasileiro do Turismo 2018 e classificados nas categorias A, B, C ou D, além de ser destinos já promovidos em âmbito nacional pelo Ministério do Turismo e pelo menos um consolidado no mercado internacional. Também foram considerados aspectos como acesso, conectividade, venda conjunta e existência de projetos de consolidação das rotas como produto turístico.

Ao falar sobre o programa o governador Mauro Mendes destaca o turismo como uma das mais importantes formas de desenvolvimento no mundo atual. Segundo ele, no Brasil temos um longo caminho ainda a percorrer em termos de infraestrutura, licenciamento ambiental, investimentos públicos e melhoria da segurança pública.  “Aqui em Mato Grosso, nós estamos desenvolvendo importantes projetos para a melhoria do turismo do Estado. Tenho certeza de que é a maior e melhor perspectiva de oportunidades para os próximos anos frente as potencialidades que nós temos com a Chapada, Pantanal, Nobres e Cuiabá.”

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae MT, Jandir Milan, ressalta que 95% das empresas do segmento de turismo no Brasil são micro e pequenas empresas e enfatizou o volume de empregos que o segmento gera, bem como a movimentação econômica do setor. Citou o exemplo de Portugal, que deu a volta por cima e se estabeleceu como um dos mais importantes destinos turísticos da Europa. “Mato Grosso se tornou uma potência também no segmento de turismo e precisamos investir pesado para viabilizar todo esse potencial”.

Seguindo a mesma linha, a representante do Sebrae Nacional, Ana Clévia Guerreiro, disse que esse é o momento de Mato Grosso ter um novo posicionamento no turismo e que cabe aos gestores e ao trade local fazer as escolhas para atingir esse novo patamar. Numa referência à linguagem usada pelo setor de startups, ela disse que é preciso dar uma “tracionada” no turismo. “A natureza foi extremamente generosa com Mato Grosso e o estado tem condições de ser referência em ecoturismo e sustentabilidade e tem tudo para ser um exemplo”, disse, citando o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) que internacionalmente premiado.

Nacionalmente, o programa irá atender 30 rotas estratégicas, 158 destinos e o investimento é de R$ 200 milhões para todo o país. A ideia é que os projetos a serem implementados aumentem a qualidade da oferta turística. Na região Centro-Oeste, o pacote de ações vai atender 18 municípios de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal.

Segundo o secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Aluizer Malab, Mato Grosso está muito preparado para receber investimentos. “O que a gente precisa é de bons projetos e faz parte do Investe Turismo oferecer capacitação e auxiliar no preparo para buscar investidores”.

O governador Mauro Mendes reforça que a capacitação é, sem dúvida alguma, um dos pilares para quem atua no segmento do turismo. “Eu acredito que nós podemos fazer em parceria com a iniciativa privada, com as instituições do Sistema S, como o Sebrae, que tem na sua essência a vocação para fazer o desenvolvimento das cadeias ligadas ao turismo no estado de Mato Grosso”.

Para Telma de Oliveira, prefeita de Chapada dos Guimarães, o turismo tem que ser visto como uma das fontes de renda para qualquer município. “Tem uma importância muito grande para nós em Chapada, mas precisamos investir mais. Não apenas o gestor público, mas também dar possibilidade para que outros atores possam receber outros investimentos, acessar financiamentos e o Sebrae sempre teve uma participação muito grande nisso. Agora, nessa parceria que a gente está vendo, isso vai ampliar ainda mais”. Segundo ela, o maior gargalo para o desenvolvimento do turismo na cidade é a infraestrutura.

AÇÕES – As rotas turísticas receberão um pacote de ações organizadas em quatro linhas de trabalho: o fortalecimento da governança, por meio de uma agenda estratégica entre setor público e privado; a melhoria dos serviços e atrativos turísticos, com foco especial nas micro e pequenas empresas; marketing e apoio à comercialização, por meio de campanhas, produção de inteligência mercadológica e participação em eventos estratégicos; além da atração de investimentos e apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento.

O programa também possibilitará a entrega de um Plano Integrado de Posicionamento de Imagem do Brasil, um Plano Nacional de Atração de Investimentos e a implantação de um Mapa do Turismo Inteligente.

Por: Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT – Rita Comini

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS