Justiça Comunitária promove casamentos em Cláudia

0
2020

Em mais uma ação voltada a promover a cidadania, o programa Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, em parceria com as prefeituras de Cláudia (620km a norte de Cuiabá) e União do Sul (719km a norte da Capital), realizou no último fim de semana (19 e 20 de agosto) novas edições do chamado ‘Casamento Social’. A juíza titular da Comarca de Cláudia, Thatiana dos Santos, que responde também por União do Sul, foi uma das responsáveis pela iniciativa. Também participou da ação a servidora da Justiça Comunitária Aurineide Mariano Pereira.

A primeira cerimônia foi realizada na tarde de sábado (19 de agosto), em um clube da cidade de Cláudia. Na ocasião, 17 casais celebraram o enlace. “Moro em Cláudia há 23 anos, vivo com a minha futura esposa há 15 anos e hoje a gente está aqui realizando esse sonho de oficializar o casamento, juntamente com os nossos filhos, inclusive. É uma alegria, uma emoção! Me sinto feliz com isso. Queria agradecer toda a comissão organizadora, o Poder Judiciário, juntamente com o pessoal do cartório, a Justiça Comunitária também, assim como a primeira-dama, que deu o pontapé inicial para poder realizar esse evento… É um dia muito agradável, um evento muito bonito e maravilhoso”, afirmou o noivo Antônio Marcos de Lima, que celebrou sua união com Ilony Dilscheneider.

O operador de máquinas Elias Batista dos Santos também aproveitou a oportunidade pra se casar com a funcionária pública municipal Maria Inêz Lima dos Santos, com que convive desde 1983 e tem dois filhos. “Resido em Cláudia desde 1986 e para nós foi uma satisfação ter casado neste momento. Foi muito bom. Gostei da realização do nosso sonho de casar. Conseguimos agora e estamos muito felizes! Estamos juntos há 35 anos, temos dois filhos, um de 17 e outro de 22. Estamos muito felizes e queremos continuar por muitos anos assim”, afirmou.

Prestigiando o casamento do filho Alexandre Gonçalves, a senhora Gidália Gonçalves Feijão estampava felicidade com a cerimônia. “Sou mãe de cinco filhos. Esse é o primeiro que vou assistir ao ‘casório’ dele. Agora tem que seguir certinho a lei de Deus, né? Estou muito feliz em ter participado do casamento do meu filho”, celebrou.

O juiz de Paz da Comarca de Cláudia, Gely Perondi, afirmou ser uma honra celebrar o matrimônio de tantos casais ao mesmo tempo. “Estamos aqui hoje reunidos para fazer um casamento comunitário, que é uma grande honra, acompanhado de pessoas do Judiciário, do Fórum da Comarca de Cláudia. Essa ação regulariza a situação de várias pessoas que às vezes precisam do casamento e não têm condições. Vamos regularizar a vida desses casais”.

No domingo (20 de agosto), a solenidade de casamento foi realizada no fim da tarde na Câmara de Vereadores de União do Sul. Ao todo, 16 casais contraíram matrimônio. Depois de 24 anos de união e quatro filhos, o autônomo Laercio Medeiros Bispo e a dona de casa Fabiana de Oliveira Bispo também aproveitaram a oportunidade para se casar. “Resido no município de União do Sul há 14 anos e sou casada há uns 24 anos, mas não oficialmente, no papel. Hoje graças a Deus conseguimos oficializar nosso casamento nessa cerimônia maravilhosa, muito bonita, que foi feita pela primeira-dama junto com o Tribunal de Justiça. Então estamos muito felizes. Obrigada e agradeço muito a equipe que programou esse evento maravilhoso aqui no município”.

A secretária municipal de assistência social do município, Fabiana Aparecida Schenatto, disse estar satisfeita com o evento. “Foi um evento muito bonito, onde os casais se uniram no casamento civil e para nós foi muito gratificante ver que para eles foi um evento único na vida. Muitos queriam realizar essa cerimônia, mas não tinham condições. Junto com o Tribunal de Justiça conseguimos fazer isso hoje. Acredito que todos saíram muito felizes com essa cerimônia”.

Também foram parceiros do evento a Prefeitura Municipal de Cláudia e de União do Sul, Secretaria Municipal de Assistência Social dos dois municípios, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual, Cartório do 2º Ofício de Registro Civil de Pessoas Naturais da Comarca de Cláudia e Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais do Município de União do Sul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here