24 C
Cuiabá
sexta-feira, março 29, 2024
spot_img

Jovens priorizam compra do primeiro imóvel e aquecem mercado

Sabe aquele momento que os pais sempre avisam que vai acontecer? Responsabilidades surgem junto com as contas a pagar e a ansiedade em dar os passos seguintes, com independência e firmeza. A hora de planejar as metas e agir no adentrar da vida adulta é real para muitos jovens brasileiros entre 18 e 24 anos. Para essa geração, trabalhar com o que gosta e adquirir a casa própria estão na lista de prioridades. Preferência que movimenta o setor imobiliário, fomentando sonhos e gerando novos negócios.

Conforme recente pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em conjunto com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Sebrae, para esses jovens, ter a casa própria está no topo da lista de desejos relacionados à vida financeira e profissional. Desde 2013, a Caixa Econômica já apontava que 57% dos financiamentos imobiliários eram destinados a pessoas com menos de 35 anos. Nesse universo, de acordo com profissionais do setor, é possível notar uma crescente na participação de compradores ainda mais jovens.

Com taxas de juros anuais de financiamento caindo do patamar de 11% em 2017 para 7,5% com recurso da Poupança (SBPE) e de 2,95% a 4,95% ao ano em 2019, mais a inflação oficial do país, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), a geração mais antenada e com o faro para pesquisas na internet extremamente apurado é cada vez mais aderente às oportunidades e à procura de condições de pagamento propícias para realizar a compra do primeiro imóvel.

“Nós observamos uma busca crescente dos jovens em adquirir seu primeiro apê. Nossos empreendimentos não só cabem no bolso desse público, como também possuem a estrutura em lazer, segurança e praticidade que eles procuram para dar esse passo tão importante na vida de qualquer pessoa”, conta o gestor comercial da MRV em Mato Grosso, Tacílio Cantarutti.

 Prestes a iniciar uma nova etapa na vida, Mateus Sampaio se prepara para sair da casa dos pais ao mesmo tempo em que entra na reta final da faculdade de Engenharia Civil. O jovem de 22 anos conta que pesquisou muito antes de comprar uma das unidades do condomínio Chapada dos Campos, em Várzea Grande.

“A localização foi decisiva para mim. Além disso, gostei muito do acabamento da construtora”. O futuro engenheiro observa, ainda, que visitou outros imóveis antes de fechar o negócio, mas que o atendimento, a agilidade e a atenção da empresa também influenciaram o processo de compra.

 Conforme a arquiteta Thaisa Boaventura, estar antenado é uma característica do público jovem que vai além da compra do primeiro imóvel. A internet possibilita ao potencial cliente um mundo de ideias e possibilidades de transformação do lar, pensando nas necessidades e soluções práticas para o cotidiano contemporâneo. “Eles planejam. Podem não investir em tudo de uma vez, mas visualizam a necessidade dos móveis planejados, peças multifuncionais e investem, inclusive, em compras sustentáveis”, observa.

Fonte: Íntegra Comunicação

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS