Instituto Senai de Tecnologia implanta sistema de gestão ambiental em recapadora

0
566

A gestão ambiental pode trazer benefícios a uma empresa de reciclagem, como economia da matéria prima, menores gastos com resíduos e aumento da eficiência na produção. Por este motivo, a recapadora de pneus, Sena Pneus começou esta semana a implantar o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) desenvolvido pelo Instituto Senai de Tecnologia.

Há 28 anos no mercado, a empresa possui indústria em Várzea Grande, Rondonópolis e Cuiabá. Associada ao Sindicato da Indústria da Reciclagem (Sindirecicle/MT), a recapadora conseguiu 70% de subsídio na implantação do sistema. De acordo com a proprietária, Shirley Sena, os clientes precisam ter a segurança que todo processo de recapagem ocorra sem trazer prejuízos ao meio ambiente.

“O caminho da sustentabilidade é o objetivo de toda empresa séria do ramo da reciclagem. Hoje a minha empresa produz a própria energia por meio de placas fotovoltaicas. Todos os resíduos perigosos ao meio ambiente são descartados corretamente e procuramos sempre aprimorar. A implantação do sistema de gestão ambiental vem a esclarecer todas as dúvidas quanto a legislação atual. Fomos a primeira empresa dentro do sindicato a aderir ao sistema”, disse Shirley.

O coordenador de tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Cuiabá), Bruno Cavalcante, afirma que o sistema avalia as necessidades e tenta amenizar todos os impactos causados ao meio ambiente. Com isso reduzir riscos de contaminação e evitar passivos ambientais. “Outros benefícios incluem a diminuição de acidentes, evitar multas por descumprimento da legislação e evitar a incapacidade de obter créditos bancários”, explicou Cavalcante.

Até dezembro deste ano, a parceria entre o Instituto Senai de Tecnologia e o Sindirecicle/MT busca implantar o sistema em 10 empresas de reciclagem.

Fonte: Senai MT

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here