27 C
Cuiabá
quinta-feira, março 28, 2024
spot_img

Instituto Histórico cria moeda em alusão aos 300 anos de Cuiabá

O Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso apresentou ao prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), o projeto de criação de uma moeda em alusão aos 300 anos da capital, comemorados no dia 8 de abril de 2019.

O protótipo concorre a um prêmio a um prêmio oferecido pela Casa da Moeda e, se vencer, exemplares serão disponibilizados em prata de lei.

Conforme o prefeito, uma série de estudos relativos à simbologia da cidade foi realizada para a criação do design da moeda.

“A arte apresentada aqui é resultado de um longo trabalho de pesquisa, que agrada, principalmente, por mostrar um desenho discreto e elegante, com temática que remete ao brasão do nosso município”, explica.

O Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso também comemora 100 anos no próximo dia 8 de abril.

Assim, para que as duas datas sejam lembradas, a medalha celebra, em uma de suas faces, aos 300 anos de Cuiabá, enquanto na outra, os 100 anos do Instituto. O conceito foi elaborado pelo arquiteto José Afonso Portocarrero, que vem trabalhando com seu desenvolvimento há oito meses.

Fundado em 1919, por iniciativa de Dom Aquino Correia, o órgão fomenta a pesquisa e a preservação histórico-geográfica de Mato Grosso. O Instituto está sediado em Cuiabá, na Casa Barão de Melgaço, onde funciona conjuntamente a Academia Mato-grossense de Letras (AML).

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS