32 C
Cuiabá
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_img

Hospital estadual santa casa é reinaugurado para atender apenas demandas do SUS

Por Michelle Cândido

O governador Mauro Mendes (DEM) e o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta reinauguraram, nesta terça-feira (23), o Hospital Estadual Santa Casa. Participaram da solenidade a prefeita de várzea-grande, Lucimar Campos, vice – prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro, senadores, deputados, vereadores, entre outras autoridades.

Foto: Tchelo Figueiredo

Após o Estado assumir a gestão da Santa Casa, a população mato-grossense passa a contar com um hospital de alta complexidade, que atenderá exclusivamente demandas do Sistema Único de Saúde SUS.

O atendimento na unidade hospitalar se inicia na próxima segunda-feira (29), que estará com 80% dos serviços funcionando em regime normal.

“Só quem conheceu a Santa Casa antes sabe o que esta equipe conseguiu fazer em 60 dias nessa unidade. Pela primeira vez Mato Grosso passa a ter um Hospital Estadual de Alta Complexidade em Cuiabá. Era uma disfunção do nosso sistema de Saúde não termos na Capital um Hospital referência do Estado”, declarou o governador Mauro Mendes.

Mendes ainda destaca que conseguiu adiantar 30 meses de aluguel do local e solucionou o problema dos salários dos servidores que estava em atraso. “Sem o apoio do Ministério dificilmente estaríamos fazendo esta reabertura da Santa Casa”.

Durante a cerimônia de inauguração o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou a liberação de R$ 30 milhões que visam apoiar a reabertura da unidade hospitalar.

Além do repasse de recursos, o Ministério da Saúde também vai apoiar, com subsídios técnicos, a construção de um plano operativo para qualificar o atendimento da unidade, que realiza atendimentos de urgência e emergência, disponibilizando para o Sistema Único de Saúde 242 leitos gerais, sendo 34 leitos de UTI.

Mandetta esclareceu que a inauguração da unidade de saúde demonstra todo o empenho do poder público ao se debruçar em uma nova frente de trabalho para reabrir a população as portas do hospital. “A população não quer saber se a gestão é estadual, municipal ou federal. Ela deseja e precisa saber se terá infraestrutura, atendimento, leitos e médicos. Enfim, é uma nova fase, uma nova gestão e, quem vai ganhar com isso, é a população”, destacou o ministro da Saúde.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS