Hospital de Poxoréu torna-se opção para moradores da região sul de MT

0
224

Hoje, moradores de Rondonópolis, Guiratinga e Santo Antônio do Leste buscam atendimento na casa de saúde

Mais de 1000 cirurgias eletivas já foram realizadas de janeiro a agosto deste ano no Hospital e Maternidade São João Batista, em Poxoréu (localizada a 264 km de Cuiabá). Os atendimentos estão sendo possíveis em decorrência de mais recursos conquistados pela casa de saúde e não somente os do SUS. Hoje, além dos moradores de Poxoréu, o hospital atende os de Rondonópolis, Santo Antônio do Leste e Guiratinga.

De acordo com a diretora administrativa, Olinete Costa, são em média três mil atendimentos por ano, distribuídos principalmente em cirurgias eletivas, internações e maternidade. “O que faz sermos referência e atender quem nos procura com agilidade e qualidade nos dois últimos anos é o convênio com o município e principalmente a emenda parlamentar de 500 mil reais, do deputado Carlos Bezerra, destinado ao hospital em 2017 e em 2018”, explica.

O Hospital São João Batista é um do mais antigo da região. Foi fundado em 1963 e desde 1979 é administrado por religiosos da Igreja Católica. “Apenas a verba que recebemos do Sistema único de Saúde não é suficiente para toda demanda que recebemos, ainda mais porque o valor não sofre atualização há pelo menos 20 anos”, aponta Olinete.

A vendedora autônoma Ivani Aparecida da Rocha é de Primavera do Leste e está acompanhando a filha, de Rondonópolis, que fará a cirurgia de vesícula. “O atendimento está me surpreendendo, o agendamento da cirurgia foi muito rápido”, elogia.

“A maior felicidade que tenho é poder ajudar os que mais precisam, sempre em favor do social. Enquanto eu estiver na política, continuarei fazendo esse trabalho” pontua o deputado federal Carlos Bezerra. Só em 2017, outras 15 cidades foram beneficiadas com emendas de Bezerra, destinadas à saúde. Somadas, passam dos R$ 54 milhões. O valor recebido é destinado principalmente para custeio de materiais, equipamentos e outras despesas de ordem administrativa.