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quarta-feira, abril 17, 2024
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Hidrômetro Iot vence Startup Way no Univag

A startup Hidrômero IoT foi a vencedora do Demo Day da segunda edição do Startup Way no Centro Universitário Univag, programa de pré-aceleração realizado em parceria com o Sebrae.

Na noite de terça-feira, 12, representantes de seis startups apresentaram seus pitches à banca composta pelo investidor João Kepler; pelo vice-reitor do Univag, Flávio Foguel; pela diretora técnica do Sebrae, Eliane Chaves; e Fábio Silva, do Agri Hub.

O programa, iniciado em maio, contou com 20 startups na trilha e os pitches das seis selecionadas foram apresentados a um público de cerca de 300 pessoas presente no auditório do Univag.  A Budget Plan ficou em segundo lugar e a Farma Fácil em terceiro. Participaram ainda Certific Autenticadora de Documentos, Jogos Regionais e PMM Inovação Sustentável.

Antes da programação do Demo Day Startup Way, Sebrae e Univag trocaram homenagens. O vice-reitor Flávio Foguel entregou à diretora Técnica do Sebrae, Eliane Ribeiro, uma placa de reconhecimento da importância da parceria entre as duas instituições.

“Nós entramos com a educação por competências e demos um outro passo e começamos a trabalhar com a atitude empreendedora e a partir desse momento o Sebrae tem sido um grande parceiro, não só na capacitação dos professores, mas também nos ajudando a pensar empreendedorismo dentro da universidade para os alunos e até para nossos funcionários”, disse Foguel.

Ele destacou que em 2018, o Univag entregou 828 projetos reais à sociedade de Cuiabá e Várzea Grande e adiantou que o Inogav – Centro de Empreendedorismo e Inovação, um espaço de coworking para esses projetos dos nossos alunos e professores e um Fab Lab para apoiar, já está sendo construído e deve ser inaugurado até o final do segundo semestre do próximo ano (2020).

Para a diretora técnica do Sebrae MT, Eliane Chaves, a parceria entre as duas instituições – academia e agência de desenvolvimento –  foi em cima de um propósito comum que é o de formar uma nova geração de empreendedores que tenha a ousadia de buscar inovação. “Cada vez mais nós estamos atrás de talentos e fomentando a criação de startups, mostrando para o público universitário que é possível ter boas ideias. O Univag aporta conhecimento e tecnologia e o Sebrae contribui com todo o apoio de projetos, mentorias, oportunidades na busca de investidores”.

Segundo ela, já existe um embrião de inovação se formando e cada vez mais focado na realidade do mercado e isso é importante.

O trabalho conjunto já vem dando resultados. A instituição de ensino recebeu o Prêmio Educação Empreendedora Universitário com o Projeto Integrador do curso de arquitetura e urbanismo. No projeto, conduzido pelo professor Cézar Clemente Pires dos Santos, alunos fazem projetos arquitetônicos e executam as obras em creches públicas de Várzea Grande. A premiação nacional ocorreu em Florianópolis, no início do mês (09/10). No evento desta semana, o Sebrae entregou uma placa comemorativa ao professor que agradeceu o envolvimento de todos no projeto.

Eliane Chaves destacou que o Univag foi um parceiro que realmente acreditou na educação empreendedora, realizou e conquistou o prêmio merecido na categoria Ouro do Prêmio Nacional de Educação Empreendedora. “Isso mostra que o empreendedorismo veio para ficar e é o empreendedorismo inovador que vai fazer a diferença na formação desses futuros empresários”.

Antes da apresentação dos pitches e da tão esperada premiação, o investidor João Kepler apresentou a palestra “O negócio por trás das startups”. Ele começou dizendo que não concorda com a tese de que a startup tem que crescer rapidamente, e complementou, ao longo da sua fala, que precisam crescer de maneira constante.

Ressaltou que até as maiores empresas tradicionais estão investindo em startups e destacou que o capital intangível é o mais valioso. Deixou muito claro que os negócios mudaram e que as profissões estão mudando. Segundo ele, a tecnologia não é o que importa, mas o uso que se faz dela. “A grande mudança é social, é de pessoa para pessoa”, disse.

Citou o caso da Apple, que deixou de fazer produtos para se transformar em plataformas de negócios. Mesmo caso da Red Bull, aberta em 1994 e que sempre teve um único produto, o energético, e que agora é uma plataforma de negócios, que engloba equipe de Fórmula 1, segmento de entretenimento.

Finalizou acrescentando que é preciso enxergar além do óbvio, se reinventar sempre e fazer uma busca incessante pela inovação.

Fonte: Agência Sebrae

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