23 C
Cuiabá
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_img

Governo decreta situação de emergência por causa de queimadas

O governador Mauro Mendes (DEM) assinou o decreto, na segunda-feira (9), que oficializa a situação de emergência em Mato Grosso por causa dos incêndios florestais. Além do alto número de queimadas, não há previsão de chuvas pelos próximos 20 dias.

A partir do decreto, o governo poderá intensificar as ações de prevenção e combate ao fogo, assim como a aquisição de materiais com dispensa de licitação.

O decreto tem validade de 60 dias e pode ser prorrogado por mais dois meses. Segundo o governo, o aumento das queimadas e as condições climáticas têm dificultado o combate em diversas regiões do estado.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que apenas em agosto foram registrados 8.030 focos de calor em Mato Grosso, o que representa um aumento de 230% na comparação com 2018.

Especialmente na região do Vale do Rio Cuiabá, não chove há 4 meses e a umidade relativa do ar tem variado entre 7% e 20%, condição de risco para a saúde e que facilita a propagação dos incêndios florestais.

A GAZETA

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS