Espetáculo nacional marca Aula Inaugural da MT Escola de Teatro

0
19

Uma plateia especial esteve presente à Aula Inaugural da MT Escola de Teatro, com um espetáculo dos mais festejados pela crítica nacional e indicado ao Prêmio Aplauso Brasil 2019. Entre os que compareceram estavam calouros e veteranos, personalidades do teatro nacional e regional, além de equipe da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de MT.

O Mundo de Hundertwasser (SP), dirigido por Alvaro Assad, da Cia. Va da Bordo – do famoso Grupo Parlapatões – marcou a cerimônia de abertura do ano letivo, na noite de sexta-feira (08). “Um privilégio poder iniciar as atividades da MT Escola de Teatro com tão bela referência do teatro nacional”, enfatizou o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Allan Kardec.

Além de aclamado pela crítica, espetáculo inaugural foi indicada ao Prêmio Aplauso Brasil 2019

Com ênfase nas áreas de atuação, cenografia e figurino, direção, dramaturgia, iluminação, sonoplastia e produção cultural, as aulas da MT Escola de Teatro ocorrem no Cine Teatro Cuiabá, aos sábados e domingos, das 9h às 18h e as atividades, podem se estender também, durante a semana.

O secretário Allan Kardec celebrou a ocasião e falou sobre as muitas possibilidades geradas pela ação. “Esta é uma das mais importantes iniciativas do teatro em Mato Grosso. Os 50 acadêmicos que ingressam agora em um dos sete cursos da MT Escola de Teatro, em dois anos, conquistarão o diploma de tecnólogo, aptos a ingressar no mestrado, se assim desejarem. Com mais um ano de formação, terão o diploma de licenciatura, podendo inclusive dar aulas na própria instituição”.

Para Wender Almeida, que ingressa agora na MT Escola de Teatro, no curso de Atuação. “Esta é uma chance para adquirir experiência, de poder me lançar em uma verdadeira imersão no aprendizado das artes performáticas e adquirir vivência nos palcos. Certamente que nos trará outras formas de enxergar o mundo. Estou extremamente feliz e muito agradecido por essa oportunidade”.

Gratuito, com diploma da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), esse é o primeiro curso público superior de Artes Cênicas em Mato Grosso. A MT Escola de Teatro é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Associação Cultural Cena Onze e a Associação dos Artistas Amigos da Praça.

Secretário Allan Kardec destaca importância da iniciativa inédita em Mato Grosso, diversas autoridades participaram da abertura das aulas

A Aula Inaugural reuniu autoridades de diferentes instituições de ensino no palco do Cine Teatro Cuiabá. Estavam presentes o pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o professor Fernando Tadeu de Miranda; o reitor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Willian de Paula; pró-reitor de ensino da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Alexandre Porto; e a pró-reitora de Extensão e Cultura, Leonarda Grillo. Além do secretário Allan Kardec, seu adjunto de cultura, Paulo Travem, Flávio Ferreira, da Associação Cultural Cena Onze e Rodolfo García Vásquez, da Associação Amigos da Praça.

O diretor da MT Escola de Teatro, Flávio Ferreira, pontua que o curso vai além de atender a uma necessidade do segmento das Artes Cênicas. “O mundo de hoje vive toda essa dificuldade econômica, dificuldade moral, de guerra e de luta e, para nós, trabalhar com cultura e teatro significa um resgate de vida. O teatro é uma ferramenta de vida e resistência, ficamos honrados por fazer parte desse resgate da alma humana. No terceiro milênio, com todas essas dificuldades, só é possível pensar a vida pela arte. É importante que tenhamos essa oportunidade em Mato Grosso”, Flávio Ferreira.

 

 

 

Credito:SEC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here