24 C
Cuiabá
quinta-feira, abril 18, 2024
spot_img

Empresários do comércio conhecem equipamento que transforma lixo orgânico em energia

Atenta às novas exigências da Lei de Resíduos Sólidos na capital, implantada neste ano pela Prefeitura Municipal de Cuiabá e que tem acarretado no aumento de despesas para classe empresarial, a diretoria do Sindicato da Habitação de Mato Grosso (Secovi-MT) e o coordenador do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-MT (Cetur MT), Luis Fernando Medeiros, trouxeram o representante da HomeBiogas no Brasil, Leandro Toledano, para apresentar alternativas inovadoras e de sucesso na destinação do lixo orgânico, contribuindo, assim, com a economia dentro das empresas e com o meio ambiente.

O evento ocorrido na sede da Fecomércio-MT, segundo Toledano, a necessidade dos municípios em começarem a implantar uma metodologia de gestão do que se produz, dos resíduos orgânicos. “Não tem mais espaço no mundo para falarmos em aterros e lixões. Então o que fazer com os resíduos que sobram?”, questionou.

Trata-se um equipamento portátil que transforma resíduos orgânicos em biogás e fertilizante líquido, o que pode dar uma destinação útil, sustentável e econômica para o resíduo produzido em estabelecimentos comerciais. Em Mato Grosso, um restaurante no município de Primavera do Leste (237 km de Cuiabá) foi o primeiro do mundo a instalar um sistema integrado, com seis equipamentos, nesta semana.

De acordo com Toledano, o gás produzido será utilizado na cozinha do próprio restaurante, enquanto o fertilizante líquido irá para a área rural dos proprietários do restaurante. Ele explica também que apenas um sistema já reduz até seis toneladas de emissão de gás de efeito estufa por ano e, com a diminuição do lixo destinado a aterros, caem também os gastos com transporte e espaço nos lixões, bem como o equipamento é aplicável na solução de sistemas de saneamento básico.

Para o presidente do Secovi-MT, Marco Pessoz, essa inovação tecnológica deve ser implantada, pois traz resultados fantásticos às empresas. “Transformar lixo orgânico em gás de cozinha torna-se muito rentável, contribuindo com a redução de despesas das empresas. Acredito que esse equipamento será um sucesso e a Fecomércio-MT sai na frente ao apoiar essa ação na capital do estado”, afirmou.

Guilherme Verdum é presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Várzea Grande (SHOBRESVAG) e afirmou, na ocasião, que a iniciativa é uma solução bem pontual, onde o empresário pensa sempre na redução de custo. “Todas as empresas produzem lixo orgânico e a solução apresentada por Toledano possibilita reduzir os custos operacionais das empresas, trazendo um impacto positivo em todas elas”.

HomeBiogas

O homeBiogas foi criado e desenvolvido por uma empresa israelense em 2011. Desde o seu lançamento, já forma instalados mais de 1.000 equipamentos em mais de 100 países no mundo todo, sendo usada também por empresas privadas.

Fonte: Assessoria

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS