24 C
Cuiabá
sexta-feira, abril 26, 2024
spot_img

Dez razões para investir no setor de franquias em Portugal

A economia portuguesa vem mantendo uma média de crescimento acima da União Europeia nos últimos anos. Aliados a isso, as taxas de desemprego e a dívida pública do país também registraram queda. Esses e outros fatores atraem as atenções do mundo tornando a economia portuguesa um atrativo para investimentos.

No segmento de franchising, Portugal possui apenas 610 marcas operando no país atualmente. O setor ainda tem participação tímida economicamente, representando apenas 2,8% do PIB, o que mostra seu potencial de crescimento aproveitando o bom momento do país.

Portugal é apenas o 15º maior mercado do continente europeu no franchising, mas tem boas persectivas para áreas como serviços, alimentação, saúde e beleza, segundo a executiva Sara do Ó, CEO do Grupo Your. Atuando com sua empresa na área de apoio à gestão no país lusitano, ela palestrou, na quarta (2), no Brasil durante o 10º Fórum Internacional de Gestão de Franquias e Redes de Negócios, realizado pelo Grupo BITTENCOURT.  Na ocasião, apresentou 10 razões para abrir franquias em Portugal. São elas: 

1.      Portugal é o país com maior crescimento de turismo na União Europeia

Com média de crescimento de 8,1% ao ano, o segmento atrai pessoas do mundo inteiro. Muitas delas acabam se tornando investidoras no país, ajudando a manter o dinamismo econômico. Em 2019, os lusitanos conquistaram pelo terceiro ano consecutivo o título de melhor destino europeu no “World Travel Awards”, espécie de Oscar do turismo mundial. 

2.      Um dos países com menor custo de vida na Europa

O baixo custo de vida aliado ao turismo em franco crescimento representa uma combinação que garante atração de novos habitantes com bom poder aquisitivo. 

3.      Portugal é o quarto país mais pacífico do mundo

Mesmo em momentos anteriores de crise econômica, o país manteve taxas muito baixas de insegurança. Isso o torna atrativo para moradias e também na abertura de negócios. 

4.      Incentivos a investimentos

A legislação portuguesa prevê uma série de incentivos a investimentos como o Visto D2 (voltado a criação de pequenas e médias empresas) e o Visto Startup (que permite cidadãos de todo o mundo se candidataram para abrir uma empresa inovadora no país e obter permissão de residência no país). 

5.      Taxa de desemprego concentrada em jovens qualificados

A disponibilidade de mão de obra qualificada no país lusitano é grande, o que facilita a formação de bons grupos de colaboradores com entendimento sobre o mercado e disponibilidade para trabalhar em diferentes segmentos. 

6.      Infraestrutura

Conhecidos historicamente como desbravadores dos mares, os portugueses possuem tradição portuária. Além disso, o país tem aeroportos qualificados e possui boa logística para o transporte de mercadorias. 

7.      Grande estabilidade política

O país é tido na Europa como exemplo de estabilidade política, institucional, económica e social sem registro recente de radicalismo ou fenômenos que gerem instabilidade. 

8.      Clima

O país tem um dos climas mais amenos da União Europeia, sem invernos severos e com temperaturas estáveis ao longo do ano. 

9.      Localização estratégica

Portugal é a porta de entrada da Europa, com acesso facilitado a todos os outros grandes mercados. No caso de investidores brasileiros, o idioma representa um benefício adicional para se iniciar atividades no continente europeu partindo do mercado lusitano. 

10.  Inovação e tecnologia

O país une simplificação de processos, aproximação com instituições de ensino e fortalecimento do ecossistema de inovação. Atualmente sedia eventos como a Web Summit, maior conferência da Europa em tecnologias, e vem melhorando seu desempenho em rankings, como o European Innovation Scoreboard.

Fonte: Assessoria de imprensa

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS