Cozinha do Senac é inaugurada com curso gastronômico para homens

0
69

Na prática, manuseando os alimentos, entre panelas, talheres e temperos que os diretores da Fecomércio, Sesc e Senac em Mato Grosso inauguraram a nova cozinha da unidade do Senac, no bairro Boa Esperança, em Cuiabá.

O grupo teve uma experiência gastronômica guiada pela chefe Márcia Mesquita, onde aprenderam o passo a passo de diversos pratos saborosos, entre eles risoto, bacalhau, medalhões, e ainda teve um bônus, o curso “Cozinha Gourmet para homens”, também  incluiu a harmonização de vinhos às receitas.

De acordo com o presidente do Sistema do Comércio em Mato Grosso, José Wenceslau de Souza Júnior, “a experiência foi fantástica, além de aprender a fazer diversas receitas, verificamos que a cozinha conta com toda a estrutura necessária para o aprendizado profissional. Desta forma deve atender a demanda do mercado e formar excelentes profissionais, com a experiência dos melhores professores”.

A diretora regional do Senac, Eliana Salomão, explica que, “ a cozinha foi projetada com os equipamentos mais modernos no mercado, possui um alto padrão”.  O objetivo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é capacitar profissionais para o mercado de trabalho. “Já estamos com matrículas abertas e vamos oferecer cursos de longa duração para cozinheiros, onde podemos atender a demanda de bares, restaurantes e hotéis, até mesmo a necessidade de quem quer empreender no próprio negócio. Também vamos oferecer oficinas gastronômicas, com cursos mais rápidos”, pontua.

A Cozinha Pedagógica do CEP Cuiabá é um espaço gastronômico especialmente preparado para que sejam ministrados cursos especializados da culinária nacional e internacional, ainda podendo ser ressaltada a particularidade do regionalismo gastronômico de Mato Grosso.

Com equipamentos de última geração, o ambiente gastronômico pedagógico conta com itens definidos a partir dos Planos de Cursos Nacionais – Segmento Gastronomia – que estabelecem as principais diretrizes didático-pedagógicas para oferta e operacionalização de cursos nas Unidades Escolares, alinhando a oferta e a ação educacional, frente a aplicação das melhores e mais modernas técnicas da área.

Este ambiente possibilita a criação e o desenvolvimento de capacitações de curto, médio e longo prazo a partir do conhecimento de docentes e técnicos especializados no segmento gastronômico.

O espaço pedagógico foi projetado para atender, com aulas práticas, até 20 alunos por turma. A expectativa é que no próximo ano, mais de mil alunos sejam qualificados.

Para isso, o local conta com toda a infraestrutura necessária voltada ao aprendizado do público-alvo do comércio da baixada cuiabana. São mais de 100 m² preparados especialmente para a segurança e bem-estar dos alunos durante sua experiência de aprendizado.

A cozinha pedagógica do Centro de Educação Profissional contou com um investimento inicial em equipamentos superior a R$ 260 mil, e novos itens devem ser instalados no primeiro semestre de 2020, como, por exemplo, o sistema de ventilação e exaustão que está sendo desenvolvido especificamente para atender a demanda.

“Este espaço pedagógico demonstra com clareza o novo posicionamento do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-MT, voltado para a qualificação da mão de obra do trabalhador, contribuindo no desenvolvimento do comércio regional”, afirma José Wenceslau de Souza Júnior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here