24 C
Cuiabá
quinta-feira, março 28, 2024
spot_img

Corecon homenageia Botelho com comenda ‘Economista Roberto Campos’

Em reconhecimento ao trabalho prestado ao desenvolvimento de Mato Grosso, o Conselho Regional de Economia (Corecon) entregou a medalha ‘Economista Roberto Campos’ ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), nesta segunda-feira (18), no auditório Milton Figueiredo da ALMT.

“Nosso objetivo é a valorização do economista, iniciando com Roberto Campos, através da comenda, e depois com os líderes que estão à frente das instituições, como governo do estado, presidente da Assembleia, de instituições da indústria, do comércio, de serviços, porque são esses líderes que estão à frente definindo coisas econômicas e com certeza estão bem assessoradas por economistas”, disse o presidente do Corecon, Evaldo da Silva, ao destacar a importância das decisões da ALMT à sociedade.

Botelho disse sobre a satisfação em ser homenageado, especialmente, pela história de Roberto Campos, que assim como ele, é de Nossa Senhora do Livramento, um legítimo ‘papa-bananas’, como são chamados os filhos dessa terra. “É uma satisfação muito grande porque isso significa que estamos trabalhando no caminho certo, que estamos ajudando Mato Grosso. Então, é um entusiasmo para nós e, sem dúvida nenhuma, nos causa mais vontade de continuarmos trabalhando”, afirmou Botelho.

Em seu discurso, Botelho ressaltou que a comenda “Economista Roberto Campos” é motivo de orgulho. “Nosso conterrâneo, que tanto fez pelo Brasil em todos os cargos que ocupou. E pelo nosso estado também, quando foi senador da República, entre os anos de 1982 e 1990, e muito bem nos representou”, destacou.

Também recordou a trajetória do economista Roberto Campos, que ajudou a criar a Petrobras, o BNDES, foi cônsul do Brasil em Los Angeles, foi embaixador em Washington, além de participar da criação do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial. Mais tarde, tornou-se parte da assessoria econômica do presidente Getúlio Vargas e um dos presidentes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, no governo Juscelino Kubitschek; também foi ministro do Planejamento durante o governo de Castelo Branco, quando promoveu muitas reformas econômicas. Foi um dos idealizadores do Banco Central do Brasil, do Estatuto da Terra e do FGTS.

“Entrou para a história na condição de professor, escritor e político dos mais brilhantes de todos os tempos no mundo”, afirmou Botelho.

Finalizou enaltecendo o trabalho do Corecon-MT. “Aproveito pra dizer que este Conselho de Economia, nos últimos anos, vem realizando um trabalho brilhante como fiscalizador da profissão de economista. Então, nosso respeito e reconhecimento também a essa instituição tão importante à sociedade”.

Fonte: ALMT

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS