Coral da UFMT encerra temporada com “Misa Criolla”, clássico da música vocal latino-americana

0
157

Em concerto que marca o encerramento da temporada, o coral adulto da UFMT vem inspirado neste sábado e domingo, com apresentações às 20h, no Teatro da UFMT. No primeiro momento, os coralistas vão interpretar uma obra litúrgica escrita em língua espanhola, em que cada parte é interpretada com ritmos diferentes que correspondem a regiões distintas da Argentina. Trata-se da “Misa Criolla”, um clássico da música vocal latino-americana composta por Ariel Ramirez, entre 1963 e 1964.

De acordo com a maestrina Dorit Kolling, “a Misa Criolla, juntamente com Navidad Nuestra, é considerada a mais famosa composição de Ramirez e também, devido a sua popularidade, que ultrapassa as fronteiras da América do Sul, a mais importante obra argentina de música sacra. É uma das mais populares de música cristã na América Latina e muito conhecida e executada entre os corais amadores”, destaca.

O cantor cuiabano Helberth Silva é o solista para a apresentação da “Misa Criolla”, que conta ainda com o acompanhamento dos músicos Rodrigo Cavalcante (teclado), Gabriel Rodrigues Campos (charango), Nelson Cunha (contrabaixo), Tarcísio Oliveira e Adonys Aguiar (percussão).

Já no segundo momento, Dorit explica que os coralistas interpretam obras diversas do repertório, apresentando compositores norteamericanos do século XX e canções da nossa Música Popular Brasileira, de autoria de Edu Lobo e Capinan, Milton Nascimento, Geraldo Espíndola.

“Composições de Eduardo Gudin e Costa Neto, Geraldo Vandré e Theo Barros se contrapõem às canções eruditas de compositores norte-americanos Randall Stoope (1953), Ralph Manuel (1951) e Eric Witachre (1970) completam o programa”.

Também se participam da apresentação Rodrigo Cavalcante (teclado), Gabriel Rodrigues Campos (violão), Nelson Cunha (contrabaixo), Tarcísio Oliveira, Adonys Aguiar e Clóvis Goncalves de Oliveira (percussão).

A maestrina Dorit Kolling avalia que o ano foi especial para o Coral da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por conta da diversidade de atividades desenvolvidas em Cuiabá e a participação em um encontro internacional de coros, no Panamá. O concerto de encerramento da temporada celebra também, o aniversário de 48 anos da UFMT.

Apoio ao inclusão literária

Os ingressos serão trocados por 01 livro de literatura infantil ou infantojuvenil ou gibis, que serão destinados ao Projeto Inclusão Literária. A troca irá ocorrer nos dias dos espetáculos, a partir das 18h, na bilheteria do teatro.

O concerto é uma realização da UFMT/PROCEV, Agenda Tricentenária e Coral UFMT e conta com o apoio cultural da escola Toque de Mãe, Pueri Domus, Carmem D´Lamônica, Panam, Kasual, Colégio Master, Unimed, Ceteps, Fundação Júlio Campos, Help Vida e BPW Cuiabá.

Mais informações: (65) 3615-8703 ou na página oficial do Facebook.

(com assessoria)