28 C
Cuiabá
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_img

Cipem e IDH firmam acordo de parceria para valorizar setor de base florestal MT

O Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), que representa o setor de base florestal do estado, e a Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH) assinaram um memorando de entendimento, que visa promover e valorizar o setor de base florestal de Mato Grosso. A cerimônia ocorreu nesta quinta-feira (25/04), na sede do Sistema Fiemt, em Cuiabá.

Segundo o presidente do Cipem, Rafael Mason, o propósito em participar da parceria é conseguir promover e valorizar o setor florestal de Mato Grosso. ”Acredito ser um projeto em que vamos conseguir colher bons frutos para o setor e tentar tirar esse pré-conceito do setor de base florestal, levar as nossas bandeiras que defendemos do meio ambiente, de sustentabilidade de produtos de cadeia produtiva sustentável. É o começo de uma nova história do setor e estamos muito otimistas”, disse.

Com a parceria, serão desenvolvidas atividades para melhorar, continuamente, a cadeia de valor do setor florestal no estado. As ações terão quatro pilares centrais: suporte técnico e financeiro para criar um Sistema de Registro de Gestão Florestal Digital; intercâmbio de conhecimento, com visitas técnicas e eventos itinerantes; estudo de viabilidade e operacionalização de um selo de sustentabilidade que atenda a legislação brasileira e protocolos internacionais; e o desenvolvimento de estratégias de comunicação para melhorar a imagem do setor base florestal e o acesso a novos mercados, tanto no Brasil quanto no exterior.

Para o presidente do Sistema Fiemt, Gustavo de Oliveira, essa parceria reforça que o desenvolvimento sustentável pode ser uma grande estratégia para Mato Grosso. “O Cipem, temos a certeza, é um reduto de um setor que deseja evoluir e acompanha o que o mundo pede em termo de consumo sustentável. Que vocês sejam exemplos para muitos outros setores, não apenas por essa capacidade de evolução, mas pela coesão do setor”, destacou.

As ações estão em consonância com a Estratégia Estadual Produzir, Conservar e Incluir (PCI), uma coalizão territorial de longo prazo para mitigar as questões relacionadas a desmatamento e degradação florestal. Um dos objetivos da PCI é estabelecer mecanismos de transparência e governança para atrair investimentos para Mato Grosso que promovam o desenvolvimento sustentável do estado. O compromisso da PCI para florestas nativas é chegar a 6 milhões de hectares de área com manejo florestal sustentável em Mato Grosso. Atualmente, o estado possui 3,7 milhões de hectares de florestas privadas manejadas.

Com o intuito de acelerar a sustentabilidade nas cadeias de valor de múltiplos setores relacionados às commodities agrícolas até 2020, a IDH tem fomentado iniciativas com abordagem territorial. “Desenvolvemos ações sustentáveis em mais de 40 países no mundo todo e comprovamos que o desenvolvimento de coalizões envolvendo setor público, setor privado, sociedade civil, setor financeiro e centros acadêmicos geram, de fato, impacto positivo para toda a sociedade”, observa Daniela Mariuzzo, diretora executiva da IDH no Brasil.

A assinatura da parceria contou com a participação dos presidentes dos sindicatos do setor de base florestal e de autoridades como os deputados estaduais Xuxu Dal Molin e Dilmar Dal Bosco.

FONTE: FIEMT

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS