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quarta-feira, abril 24, 2024
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Centro de Eventos o Pantanal completa 19 anos

Um total de 5.967 eventos, que geraram 251 mil postos de trabalho e receberam um público de 5,7 milhões de pessoas, sendo mais de 600 mil de fora do Estado e do Brasil, com um impacto econômico da ordem de R$ 370 milhões, em hospedagem, alimentação, transporte, compras e lazer. Os dados referem-se aos 19 anos de atividade do Centro de Eventos do Pantanal, inaugurado em Cuiabá pelo Sebrae Mato Grosso, no dia 27 de agosto de 2.000.

Só nos primeiros seis meses de 2019 foram 186 eventos, reunindo um público de 227.890 pessoas e gerando 4.480 postos de trabalho.  Foram 8 mil participantes de outros estados e países, o que provocou um impacto econômico de R$ 18 milhões, um acréscimo de 14,7% no número de viagens de negócios do primeiro semestre, segundo a Abracorp – Agências de Viagens Corporativas.

Na avaliação da diretora administrativa do Sebrae MT, Eneida de Oliveira, o Centro de Eventos do Pantanal foi um marco na história do segmento de eventos de Mato Grosso. “Existe o antes e depois do CEP”, resume, lembrando que “antes, nós só conseguíamos fazer pequenos eventos locais. Não havia um local que possibilitasse a realização de grandes produções congregando palestras, oficinas, feira, limitando, em muito, a captação de congressos, simpósios brasileiros e mesmo os locais. O CEP veio preencher essa lacuna na indústria de eventos de MT”, aponta.

Ocupando uma área de 14 hectares, o Centro de Eventos do Pantanal tem 12 mil metros quadrados de área construída, incluindo auditórios, salas, pavilhão, área externa e estacionamento com 1.500 vagas.

Numa localização estratégica, o Centro de Eventos do Pantanal está há 12 km do Aeroporto Internacional Marechal Rondon. Num raio de 5 Km, estão instalados 30 hotéis com as mais diversas categorias e preços – Cuiabá dispõe de 11 mil leitos.

O gerente do CEP, Charles Padilha, destaca a sua versatilidade. “É uma estrutura que possibilita oferecer aos nossos clientes a oportunidade de organizar uma experiência marcante para sua clientela. Temos tecnologia e estrutura para atender todas as necessidades e demandas de nossos clientes”.

Entre os principais eventos estão apuração de votos das eleições, posses de governadores e prefeitos, congressos, seminários, shows, peças teatrais, festas religiosas e formaturas.

Desde 2004, a Justiça Eleitoral de Mato Grosso faz no local todas as apurações e totalizações das eleições. O secretário de Administração e Orçamento do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, Rafael Zornitta, destaca que a escolha do CEP se dá em razão da segurança que o local apresenta, da flexibilidade dos espaços e do fato de ser uma referência em nossa cidade. Ele enfatiza ainda o fato da equipe ser extremamente prestativa e pronta a atender as demandas que a Justiça Eleitoral apresenta.

Na avaliação de Charles Padilha, o segmento de eventos em Cuiabá está muito bem estruturado, com organizadoras, montadoras, buffets, sonorização, decoradores, brigadistas, enfim tudo que é necessário. “Não deixamos nada a dever, pelo contrário, muitas empresas daqui acabam sendo convidadas a prestar serviço fora, ou seja, o CEP é uma vitrine de oportunidades das empresas locais”.

É o caso da Lúcio Som Equipamentos de Áudio e Vídeo, com atuação no mercado de eventos corporativos desde 1986. Segundo Marco Viana, antes da inauguração do CEP, os eventos eram pequenos e esporádicos. Além disso, a cidade só conseguia absorver um evento por vez e a logística era muito complicada.

“Quando inaugurou o CEP, o então governador Dante de Oliveira disse: ‘o Centro de Eventos do Pantanal é um portão que vai se abrir para Cuiabá receber o mundo’. O que vi depois da inauguração é que esse mesmo portão que se abriu para Cuiabá receber o mundo se abriu também para a Lúcio Som ir para o mundo”, diz, com a certeza de que o CEP foi uma vitrine para a empresa e, ao mesmo tempo, uma escola. “Nos ensinou logística e a manter a qualidade, mesmo aumentando consideravelmente a quantidade de serviços prestados”.

Turismo e conhecimento

Sendo o único estado a concentrar três biomas – Amazônia, Cerrado e Pantanal – Mato Grosso é muito atraente nos processos de captação de eventos corporativos e científicos.

O conceito de captação é muito forte dentro da estrutura do CEP, que tem uma equipe que trabalha nesse setor.

O turismo de negócios está muito atrelado ao de lazer. As pessoas, que vêm para os eventos, ficam mais 2 ou 3 dias para conhecer o Pantanal, a Chapada dos Guimarães.

Outro ponto destacado por Padilha e Eneida Oliveira diz respeito ao conhecimento e às oportunidades para nossos empresários, empreendedores, quem pretende empreender e pessoas físicas. “Antes, quando essas pessoas queriam ter um conhecimento específico, tinham que se dirigir aos grandes centros. Hoje, temos congressos, simpósios, debates científicos de várias ordens, nas múltiplas áreas (ambiental, agronegócio, indústria, comércio) e isso trouxe algo que é muito importante, que é conhecimento para o Estado”.

Segundo Eneida, esse é um valor incomensurável do equipamento. Ela finaliza lembrando que fomentar eventos significa gerar postos de trabalho e também fortalecer o empreendedorismo no Estado.

Fonte: Agência Sebrae

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