Carcaças Angus tem alto rendimento em concurso da Cooperaliança

0
1895

A média de idade foi 14,9 meses para as fêmeas e 16,5 meses para os machos. Para o gerente do Programa Carne Angus Certificada, Fábio Medeiros, a parceria com a cooperativa tem trazido bons resultados ao programa. “O concurso foi muito bom, os animais estão melhores a cada ano. O grande diferencial é a idade dos exemplares, os ótimos pesos e excelente terminação das carcaças”, ressaltou. Dos 238 animais que participaram do concurso, 85% foram admitidos no programa. O peso médio dos machos ficou em 285,23 kg e das fêmeas em 217,3kg. Os abates ocorreram durante a 42ª Exposição-Feira Agropecuária e Industrial de Guarapuava (Expogua), em Guarapuava (PR).

“A parceria é muito importante, pois garantimos uma certificação ao nosso produto e reconhecimento de qualidade”, acrescentou a Gerente Técnica da Cooperaliança, Marina Azevedo. Para a técnica, o concurso de carcaças é positivo por estimular os produtores a produzirem cada vez melhor e também para demonstrar os resultados obtidos por eles. Entre os machos, o produtor Augustinho Passaúra ganhou a competição com lote que atingiu 93 pontos, com peso de carcaça de 281,21 kg aos 11,9 meses de idade. Nas fêmeas, o produtor Edio Sander foi quem se destacou, tendo somado 94,16 pontos, apresentando lote que pesou 220,3kg com idade média de 12,6 meses.

O concurso foi uma promoção da Associação Brasileira de Angus, por meio do Programa Carne Angus Certificada, em conjunto com a CooperAliança. Em comemoração a esta parceria, que já dura cinco anos, também foi realizado no sábado (12/8), um coquetel com a divulgação dos resultados do Concurso de Carcaças. Na ocasião, foram presenteados os cooperados com maiores percentuais de animais Angus Certificados em seus abates.

A programação da Expogua contou, ainda, com palestras e Dia de Campo. Os debates na sexta-feira (11/8) tiveram como tema os desafios e as perspectivas da pecuária de corte, uso sustentável sobre dejetos bovinos e a bovinocultura de corte profissional. Na manhã de sábado, produtores cooperados e convidados visitaram a Fazenda Rio Quadrado, de Ciro Davi Dellê e família, ocasião em que foi abordado o planejamento forrageiro em pastagens de inverno. Pela tarde a visita foi na Agropecuária Naiverth, de Hermes Naiverth e família, onde os assuntos foram recria, adaptação e confinamento com foco na nutrição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here