Biblioteca Estadual abre inscrições para curso em Braille

0
177

Com mais de dois mil volumes em Braille disponíveis para a população, a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça oferece o curso de Sistema de Leitura e Escrita em Braille voltado ao público em geral, interessado em aprender o método para mediar a leitura e os estudos das pessoas com deficiência visual. São 20 vagas gratuitas e as inscrições começam na segunda-feira (11.03).

O curso tem 40 horas de duração e será realizado dos dias 1º a 15 de abril, das 14h às 17h, na sede da Biblioteca Pública, em Cuiabá. As inscrições terminam no dia 22 de março. Oferecido pela Biblioteca desde 2016, a condução é feita pelo servidor público Manoel Pinto de Moraes, que possui deficiência visual e tem mais de 30 anos de história no Estado. É ele quem lê as as publicações em Braille para o suporte na classificação do acervo da biblioteca.

O conteúdo do curso inclui um breve histórico sobre o sistema Braille e sua importância na alfabetização, o manuseio da reglete e punção (ferramentas para escrita em Braille), apresentação da Sala Braille da Biblioteca Estevão de Mendonça e transcrição do sistema Braille em tinta.

Na Sala Braille as opções vão desde clássicos da literatura nacional, como obras de Monteiro Lobato, e obras internacionais, como o best-seller Harry Potter. Os volumes estão disponíveis em formato impresso, digital e em áudio. No local, ainda há uma impressora de livros em braile e um scanner que converte as obras escritas para áudio.

As inscrições podem ser feitas online ou direto na Biblioteca Estadual.

Serviço

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Está localizada na Rua Antônio Maria, 151, Centro de Cuiabá. O funcionamento ao público é de segunda a sexta, das 8h às 18h. Telefone: (65) 3613-9240.

 

 

Credito: SEC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here