Avallone participa de workshop sobre novas possibilidades de negócios a partir da chegada da ferrovia a Cuiabá

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O deputado Carlos Avallone (PSDB) participou na manhã dessa sexta-feira (29) do workshop sobre a ferrovia em Mato Grosso, que discutiu com o setor produtivo as possibilidades de negócios que se abrirão a partir da implantação de um terminal rodoferroviário na Grande Cuiabá. O evento é uma iniciativa da concessionária Rumo Logística, sua subsidiária Brado – responsável pelo transporte de contêineres – e Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), com apoio da Fiemt, Fecomércio, Famato e sindicatos ligados à indústria, comércio e serviços.

Avallone destacou o passo decisivo dado na última quarta-feira, quando o Tribunal de Contas da União aprovou a renovação antecipada da concessão da Malha Paulista. Esta providência era necessária para modernizar aquela ferrovia, por onde passa toda a carga direcionada ao Porto de Santos (SP).

“Hoje podemos dizer que o sonho de Vicente Vuolo e de toda a sociedade mato-grossense está muito mais próximo de se tornar realidade. A renovação da concessão da Rumo em SP assegura investimentos de mais de R$ 6 bilhões na extensão da malha ferroviária em MT, ligando Rondonópolis a Cuiabá e depois ao médio-norte e Sorriso. Esta luta teve participação decisiva da Assembleia Legislativa, que represento hoje, do Fórum Pró-Ferrovia, dos senadores Wellington Fagundes e Jayme Campos e da bancada federal, com apoio decisivo do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas”, destacou Avallone.

O deputado lembrou que os três projetos de ferrovias cortando Mato Grosso são muito importantes. “Não devemos abrir mão de nenhum deles, mas nós da baixada cuiabana só temos uma opção, a ferrovia Vicente Vuolo, que já está em  Rondonópolis e com certeza chegará a Cuiabá nos próximos anos”.

O executivo de Relações Institucionais da Rumo, Vinícius Correa, detalhou os passos seguintes até a chegada da ferrovia. Depois da assinatura da renovação da concessão de SP, avalizada pelo TCU e Associação Nacional de Transportes Terrestres, a ANTT deve autorizar a expansão dos trilhos de Rondonópolis a Cuiabá e a construção do novo terminal rodoferroviário, abrindo caminho para acessar o ‘coração da produção’ no médio-norte.

“Neste workshop estamos mostrando às entidades do setor produtivo que a Rumo e a Brado estão preparadas para atender cada vez melhor todos segmentos, o que vai impactar positivamente toda a economia regional. Já identificamos uma demanda pelo transporte para Cuiabá de 20 milhões de toneladas de produtos industrializados, combustíveis, cimento e outros produtos que hoje chegam do Sudeste por rodovia. Esta será a carga de retorno dos trens que descem para o litoral com produtos agrícolas, o que viabiliza a expansão dos trilhos e a construção do terminal na Grande Cuiabá”, explicou Vinícius Correa.

O secretário-adjunto de Empreendedorismo, Investimentos e Agropecuária da Sedec, Walter Valverde Júnior, disse que o governo estadual continuará trabalhando para ajudar a concretizar o sonho da ferrovia em Mato Grosso.

Fonte: ALMT

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