Alunos da rede municipal vão comemorar o Dia da Escola com programação especial

0
21

 

Em comemoração ao Dia da Escola, 15 de março,  a Secretaria Municipal de Educação (SME) e as Bibliotecas Comunitárias “Saber com Sabor”, juntamente com o CEEI Portal da Fé, unidade educacional localizada no bairro Pedra 90 está preparando uma programação especial, de incentivo à leitura, conhecimento, entretenimento, cultura e lazer às crianças, jovens e adultos. O evento será realizado no CEEI Portal da Fé, das 8h às 17h. 

A coordenadora das Bibliotecas Comunitárias Saber com Sabor, Edvair Pereira Alves contou que nesse dia, serão disponibilizadas centenas de obras de grandes autores da nossa literatura, que estarão pendurados nas árvores como ‘Frutos dos Saberes’. “A ideia é que as pessoas possam se deliciar saboreando, nesse ambiente bem diferente, centenas de obras de grandes autores da nossa literatura, podendo até mesmo levar um exemplar para leitura em casa”, explicou Edvair Pereira Alves.

O evento contará também com uma exposição de Cartilhas de Alfabetização das décadas de 60,70 e 80 e outros exemplares atuais para que as pessoas possam conhecer e outras relembrar os tempos de escola.

Também estão previstas várias atividades como narração de histórias; A Mala e o Baú de Livros; Varal literário de Gibis; Tenda e cabaninha de livros; Oficina de desenho e pintura; Piquenique Literário; Exposição de acervo; Trocas e Doações de livros e recebimento de doações.

Cerca de mil crianças, alunos da unidade educacional participarão do evento que contará com a distribuição de kits de livros.

Alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Prof. Zeferino Leite de Oliveira e da Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) Herbert de Souza também estarão presentes na comemoração.  

Dia da Escola 

No dia 15 de março é comemorado o Dia da Escola. Depois do contato familiar, é a escola que exerce os papéis mais importantes na vida das crianças, como a alfabetização e o dever de preparar os pequeninos para a vida em sociedade.

O termo escola vem do grego “skholê”, que significa descanso ou lazer. A explicação é que na Grécia Antiga as atividades de estudo, pesquisa e filosofia eram exclusivas às pessoas que não exerciam trabalho braçal, ou seja, dispunham de tempo livre. Os jesuítas tiveram um importante papel na fundação das primeiras escolas no Brasil. Em 1779, eram 17 Colégios, 25 Casas Jesuítas e 36 Missões realizando a prática da formação religiosa, cultural, cívica e moral dos filhos dos colonizadores, indígenas e, principalmente, da elite que liderava a sociedade da época. 

 

 

 

Credito: Prefeitura de Cuiabá

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here