ÁGUA PARA O FUTURO

0
2012

O projeto “Água para o Futuro”, que vem identificando, monitorando e salvando nascentes em Cuiabá, iniciou uma nova frente de trabalho: a educação ambiental. Na terça-feira passada, cerca de 1.500 estudantes do Colégio Liceu Cuiabano participaram de um ciclo de palestras que abordou a importância da conservação das nascentes para garantir o abastecimento da população Cuiabana e os resultados já atingidos pelo projeto.

As palestras foram ministradas pelo promotor de Justiça Gerson Barbosa e pelo biólogo Abílio José Ferraz de Moraes, coordenador técnico-científico do projeto. O objetivo foi sensibilizar os jovens sobre a importância da proteção aos recursos hídricos e evitar a falta d’água em Cuiabá e nos municípios do entorno.

Durante a palestra, o promotor de Justiça Gerson Barbosa destacou que Cuiabá pode vir a ficar sem água para abastecimento da população nos próximos cinco anos caso nada seja feito em prol das nascentes urbanas. “Estamos perdendo nosso bem mais precioso por conta de ocupações irregulares que aterram e destroem as nascentes para a construção de ruas, casa e prédios”.

No encontro, os estudantes também foram capacitados para operar o aplicativo “Água para o Futuro”, importante ferramenta para a identificação de novas nascentes e para o monitoramento das nascentes já identificadas. “Com o aplicativo Água para o Futuro, cada aluno poderá contribuir com o Ministério Público no trabalho de identificar nascentes” explicou o biólogo do projeto.

No evento foi realizado, ainda, o pré-lançamento do concurso de vídeos sobre a importância das nascentes, que envolverá todos os alunos do Liceu Cuiabano. Neste concurso, os alunos disporão da criatividade para criar vídeos de curta duração que retratem a importância dos serviços ecossistêmicos prestados pelas nascentes e suas Áreas de Preservação Permanente (APP).

Como incentivo, haverá premiação em dinheiro para os vencedores e os melhores vídeos serão reproduzidos na Fun Page e no site do projeto Água para o Futuro. As coordenações do Projeto estão construindo o edital do concurso, que será publicado ainda este mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here